A Prefeitura de Itaquaquecetuba irá encerrar as atividades da Upinha, localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia, na tarde desta quarta-feira (24), após aproximadamente três meses de funcionamento. De acordo com a Prefeitura, o encerramento do hospital de campanha ocorre após dados epidemiológicos indicarem o controle da dengue na cidade. A Upinha  foi aberta no dia 16 de maio para atender os casos de gripe e dengue durante o período crítico da doença. 

Segundo a administração municipal, 8.261 atendimentos foram realizados na unidade até a tarde da última segunda-feira (22). A partir de agora, os atendimentos para pessoas com dengue serão feitos nas unidades de urgência e emergência do município, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Saúde 24 horas (CS) e o Centro de Saúde Infantil (CSI).

 Durante os quatro primeiros meses do ano, o município apresentou instabilidade e aumento nos casos de dengue, sendo registrados 268 casos em janeiro, 751 em fevereiro, 1.731 em março e 2.087 em abril. Em maio, foram registrados 1.706 casos. Já em junho, os casos da doença apresentaram uma queda significativa em relação ao mês anterior de 77%, totalizando 382 confirmações.

Até o momento, 52 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na cidade. O público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.


*Texto supervisionado pelo editor.