O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) recebeu a acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), obtendo o nível 1. “Esta acreditação é um importante marco para o HMMC, pois assegura que o hospital segue os padrões necessários para garantir a segurança do paciente por meio da implementação de práticas que minimizam riscos e garantem a segurança durante todo o processo assistencial. O ambiente se torna mais seguro tanto para a equipe médica, fornecedores e pacientes. Sem dúvida é um passo importante para a jornada do paciente”, pontua doutor Fábio Gastal, CEO da ONA.

“A conquista da acreditação ONA nível 1 valida as boas práticas aplicadas na rotina do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, além de estimular a melhoria contínua dos processos, garantindo uma assistência qualificada e segura ao usuário, promovendo segurança nos processos de trabalho e no desempenho da gestão como um todo. O selo ONA Nível 1 demonstra a qualidade, excelência e compromisso que Hospital com seu usuário, colaborador e prestador”, ressalta a diretora geral do Hospital, Amanda Corrêa. 

Acreditação em Mogi das Cruzes 

Atualmente, 11 instituições são acreditadas pela ONA em Mogi das Cruzes. As mais recentes são MedCare Suzano Serviços Médicos; Centro de Ortopedia, Fraturas e Fisioterapia Ipiranga e Centro Oncológico de Mogi das Cruzes. Todas classificadas no nível 1.

Cenário brasileiro

Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no país, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.712 são acreditadas por metodologias de acreditação nacional ou internacional. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% do mercado de acreditação, o que corresponde a 1.270 certificados, dos quais 424 são hospitais.

A projeção é que a acreditação cresça mais de 20%, quando comparado a 2023, principalmente, nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%, Nordeste, 12,1%, Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.

ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br