O Espaço dos Conselhos de Suzano garantiu pelo menos sete avanços para o munícipio desde sua inauguração, em 2021. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o espaço tem como objetivo de fortalecer a garantia do debate e o aprimoramento de políticas públicas. 

Entre os avanços realizados pelos Conselhos, de acordo com a pasta estão a atualização de normativas, ampliação de vagas no serviço de Residência Inclusiva, criação do serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, criação de planos municipais, aumento da arrecadação para os fundos municipais e utilização dos mesmos para a criação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e aquisição de equipamentos eletroeletrônicos e de escritório. 

Atualmente o equipamento abriga, e apoia administrativa e tecnicamente, seis Conselhos de Suzano, vinculados a Secretaria. Sendo eles, o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), Conselho Municipal do Idoso (Comid), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional (Comsea). Em um ano foram realizadas mais de 150 reuniões no espaço, incluindo sessões ordinárias, extraordinárias e de comissões. O Espaço dos Conselhos está localizado na rua Monsenhor Nuno, 595 - Centro. 

"A atuação integrada de todos os conselhos permite um olhar mais atento e detalhado sobre as necessidades da população, promovendo ações mais eficazes e assertivas para o bem-estar dos munícipes", avaliou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo. 


*Texto supervisionado pelo editor.