A região deve ter 14.752 mesários convocados para trabalhar na eleição de outubro que definirá prefeitos e vereadores. Até o momento, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), 9.395 pessoas já foram chamadas, o que representa 63,6% do total.

De acordo com o órgão, os números representam uma estimativa de quantos mesários e mesárias serão convocados para atuarem nas mesas receptoras de votos nos municípios e de quantos já foram convocados até o momento. “Destacamos que ainda pode haver alteração no número final de convocados e em alguns casos há a convocação de reservas para eventuais necessidades de substituição”, detalhou, em nota.

Mogi das Cruzes, cidade com maior colégio eleitoral do Alto Tietê, deve contar com o maior número de mesários, sendo 3.912; seguido por Itaquaquecetuba, com 2.956; e Suzano, com 2.852. Biritiba Mirim, por sua vez, terá o menor número de pessoas trabalhando nas mesas receptoras das escolas, sendo 288, sendo que todos já estão convocados.  

Para participar

Para quem tem interesse em participar da eleição como mesário voluntário, as inscrições ficam abertas permanentemente e podem ser feitas pelo site do TRE-SP. É preciso preencher um formulário de cadastramento. Não há prazo limite para a inscrição. “No entanto, é recomendável que os interessados se inscrevam o quanto antes, pois pode não haver vagas disponíveis em seu local de votação”, acrescentou o TRE. 

O calendário eleitoral estabelece o prazo entre 9 de julho e 30 de agosto para os juízes publicarem edital contendo os nomes das pessoas designadas como mesárias e mesários no primeiro e no eventual segundo turnos de votação.  Os convocados para os trabalhos serão nomeados pelo juiz eleitoral 60 dias antes do pleito, conforme o artigo 120 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

Segundo a legislação, a atividade de mesário não pode ser exercida por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; e membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros. 

Atribuições

Nas eleições, cada mesa receptora de votos é composta por quatro pessoas, sendo uma delas nomeada presidente. Quem assume essa função fica responsável por iniciar e encerrar a votação, manter a ordem na seção, comunicar ocorrências ao juiz eleitoral, providenciar a entrega de materiais ao cartório e verificar as credenciais dos fiscais dos partidos. Os demais integrantes ficam incumbidos de identificar os eleitores e eleitoras, organizar a fila, colher a assinatura no caderno de votação e entregar o comprovante do voto, entre outras atividades.

Benefícios

Quem contribui com o pleito ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados. Aqueles que exercem a função ainda podem ter preferência no desempate em concursos, desde que prevista no edital, e caso esteja cursando a graduação podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.