A Defesa Civil de cidades do Alto Tietê registrou um grande volume de chuva nos últimos dias, acima do esperado para essa época do ano. Apesar dos altos índices desta terça-feira (9) e quarta-feira (10), não houve  grandes problemas. Apenas em Ferraz de Vasconcelos, uma residência desabou e, segundo a prefeitura, o local já apresentava rachaduras anteriores que não haviam sido comunicadas à Defesa Civil. A previsão, segundo o Climatempo, é que o tempo fica estável nesta quinta-feira (11) e a chuva volte na sexta (12). 

Os maiores volumes de chuva foram registrados em Suzano e Ferraz, com 35 milímetros (mm) acumulados, no período que é considerado de estiagem. Ferraz registrou um desabamento residencial sem vítimas. “Segundo o próprio morador a casa já apresentava rachaduras há 5 meses e não havíamos sido acionados. A Defesa Civil interditou a residência e orientou os moradores quanto aos procedimentos dos riscos, orientou também a procurar a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas para assistência”, informou em nota a Prefeitura de Ferraz. Em Suzano, não houve registro de ocorrências, segundo a administração municipal. 

De acordo com a medição realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em Mogi das Cruzes, foi registrado entre às 7 horas de segunda-feira (8) às 7 horas da terça-feira (9), 19,1 mm de chuva. Já das 7 horas de terça-feira (9) às 7 horas desta quarta-feira, foram registrados 29,4 mm de chuva, totalizando 48,5 mm. Apesar do acumulo registrado, Prefeitura também informou que não foram registradas ocorrências na cidade. 

Em Poá, o volume de chuva foi menor, totalizando 9,5 mm. "Não tivemos registros de alagamentos, nem quedas de árvores. Foram realizadas vistorias nas áreas de risco suscetíveis a deslizamentos, mas não houve nenhuma ocorrência”, informou a Defesa Civil da cidade. 

Segundo a Prefeitura de Arujá, a cidade registrou nas últimas 24 horas chuvas equivalentes a 13,4 mm, sem ocorrências regiistradas pela Defesa Civil. Em Guararema, também não houve ocorrências por causa das chuvas. 


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.