Desde abril de 2023, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem entregado o endereço rural digital para as propriedades rurais por meio do Programa Rotas Rurais, do Governo do Estado de São Paulo. A ação já alcançou cerca de 500 propriedades, que agora estão mapeadas e podem ser facilmente localizadas pelos serviços de saúde e segurança.

“Com o endereço rural digital, ambulâncias, forças policiais e bombeiros podem chegar com facilidade às residências do campo, que estão estabelecidas em áreas onde não há um serviço de código postal”, explica Felipe Almeida, secretário de Agricultura e Abastecimento, Pasta que realiza a ação e faz parcerias com instituições do setor para alcançar mais moradores da zona rural.

O endereçamento digital permite mapear as propriedades para levar mais segurança ao campo. Ele é composto por números e letras e é gerado na hora pelo Plus Code, uma tecnologia criada pelo Google. A meta é cadastrar 1,1 mil propriedades em Mogi das Cruzes.

Aproximação com serviços e empresas

No último mês, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou dois importantes momentos de aproximação com serviços de segurança pública e empresas privadas para explicar como funciona o Programa Rotas Rurais e incentivar o cadastro de propriedades e o uso da ferramenta.

No dia 11, a sede da Pasta recebeu representantes dos bombeiros e diferentes forças policiais para um diálogo com técnicos do Instituto de Economia Agrícola (IEA) – Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Essa aproximação é primordial para que de fato o programa aconteça e Mogi das Cruzes foi pioneira neste movimento. Já tiramos dúvidas de proprietários e agora apresentamos para os representantes de serviços públicos essenciais, alinhando as informações entre as duas pontas”, contou João Paulo dos Anjos Souza Barbosa, assessor técnico III do IEA, que esteve acompanhado dos técnicos Francesco Armesto Bertochinni e Stefanie de Souza Prazeres.

Já no dia 26, a Pasta participou do Encontro da Agestab (Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão). “Estamos promovendo diferentes ações para ampliar ainda mais este serviço de endereçamento digital em Mogi. Hoje, o morador da zona rural já pode procurar pela Secretaria de Agricultura e pelo MogiFácil Biritiba Ussú para cadastrar sua propriedade no Rotas Rurais”, explicou o chefe da divisão de Tecnologia e Inovação Agropecuária, Eduardo Moraes.