O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove neste sábado (8) o “Dia D” de vacinação para todas as crianças de 1 a 4 anos de idade que devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil). Já para as crianças menores de 1 ano será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade. Será um dia também para alertar sobre a importância de seguir o esquema vacinal.

Na região, a Prefeitura de Mogi das Cruzes estará com sete unidades de saúde abertas neste sábado (8), das 8 às 17 horas -  Jundiapeba (rua Vereador Nito Sona, 1.745), Braz Cubas (rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340), Alto Ipiranga (Av. Capitão Joaquim de Melo Freire, 700), Jardim Camila (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 999), Vila Natal (rua Coronel Cardoso Siqueira, 2.650), Ponte Grande (av. Lothar Hohene, 70) e Vila Suíssa (av. Ricieri José Marcatto, 310). A criança deve comparecer ao posto de saúde portando documento de identificação e caderneta de vacinação. A cidade também realiza uma força-tarefa para a atualização das cadernetas. 

Suzano 

Em Suzano, o mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde ocorrerá das 8 às 16 horas em 23 postos da cidade, e das 8 às 18 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II, também com o objetivo de prevenir a paralisia infantil e promover a atualização das cadernetas de crianças de zero a 4 anos. 

Para receber uma das 3 mil doses disponíveis em Suzano, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de vacinação e cartão SUS da pessoa a ser vacinada. A lista completa dos postos pode ser acessada por meio do link bit.ly/EnderecosUBS.

Itaquá

As aplicações em Itaquaquecetuba vão ocorrer nas unidades de saúde e dois pontos volantes. É necessário apresentar RG, CPF e cartão vacinal. Nas UBSs, as aplicações serão das 8h às 17h, assim como nos postos volantes que serão instalados no Recanto Mônica, na Escola Estadual Mario Martins Pereira (rua Mombuca, 177), e no prédio da Etec (rua Cambará Orli, 866). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%.
 
 Poá 

Em Poá, a ação está prevista para acontecer das 9h às 14h30 em sete postos de saúde da cidade. No mesmo dia, serão disponibilizadas também as vacinas contra a gripe (a partir de seis meses), dengue (10 a 14 anos), febre amarela e SCR (sarampo, caxumba e rubéola), conforme a caderneta de vacinação do poaense. Aos interessados também será realizada a pesagem do Bolsa  Família. 

Neste Dia D da vacinação, serão aplicadas doses da pólio e de outras vacinas nas UBSs da Nova Poá (Rua Esperidião Hoffer, 223), Calmon Viana (Rua Maria Helena, 159), Vila Varela (Rua Alfredo Maurício Varela, 20), Vila Pereta (Rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270), Jardim América (Rua Esmeralda, 88), Vila Júlia (Rua Dr. Siqueira Campos, 180) e Cidade Kemel (Rua Florianópolis, 167). Para ser imunizado, é preciso levar o cartão do SUS, a caderneta de vacinação, um documento com foto ou certidão de nascimento.  

Guararema  

A Secretaria de Saúde de Guararema o "Dia D" neste sábado (8), com atendimento na Unidade Temporária de Saúde do Paratei, localizada avenida Paratei, 365, e no Cesap, que fica na rua Dr. Armindo, 567, bairro Nogueira. O atendimento será das 9 às 15 horas.

Balanço

Até 3 de junho, no estado, foram vacinadas 36.786 crianças entre 1 a 4 anos de idade, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS). Os números apresentam uma baixa adesão do público-alvo, conforme explica a enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da SES, Ligia Nerger. A campanha nacional está prevista para terminar no dia 14 de junho.