Pelo menos 220 jovens do projeto Empodera Juventudes, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, receberam orientações da Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos. Os alunos aprenderam sobre o papel da Transparência Pública e do Governo Aberto na Democracia. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Os técnicos do Departamento de Governo Aberto levaram as informações a jovens de 15 a 24 anos que fazem parte do curso, dentro do eixo de Formação Cidadã, em 15 territórios de Mogi das Cruzes. O conteúdo é focado em Lei de Acesso à Informação (LAI) e Transparência Passiva e Ativa.

“O objetivo destes encontros é promover uma governança inclusiva, transparente e responsável. Ao facilitar a interação entre a sociedade civil e o poder público, vai se desenvolvendo uma cultura de participação real dos cidadãos com o as questões coletivas. E nada melhor do que orientar os jovens sobre estes temas, para que eles possam aplicar ao longo da vida e replicar estas informações”, disse o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres. 

Dentre os conteúdos apresentados, os jovens conheceram o Portal de Transparência do Município, os conceitos de Governo Aberto e seu 1º Plano de Ação em Mogi das Cruzes. Foram apresentadas também as medidas de prevenção e combate à corrupção, realizadas pela Prefeitura e o Laboratório de Inovação em Governo Aberto (LIGA), em cumprimento à Lei Municipal nº 7.563/2021. Os jovens também jogaram o BORALAI!, jogo desenvolvido pelo Departamento de Governo Aberto sobre transparência passiva, proporcionando a eles vivenciar a experiência de "ser" a Prefeitura no atendimento das demandas da LAI.

"Com esta iniciativa, mais de 430 pessoas receberam capacitações sobre Transparência Pública, em 15 diferentes distritos da cidade. Com isso, cumprimos e superamos a primeira ação do Compromisso I do Plano de Governo Aberto, antes do prazo de término (outubro 2024)", finalizou Torres.
 

Empodera Juventudes

Lançado em agosto de 2022, o Empodera fechará a 4ª edição do programa tendo capacitado cerca de 1000 jovens e vários foram empregados por empresas parceiras do programa.

O projeto é uma idealização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, pelo Departamento de Capacitação Profissional e Políticas de Juventude, por meio do Crescer. 

“O Empodera Juventudes é um projeto fundamental para o futuro de nossa cidade – é a porta de entrada o mercado de trabalho para muitos jovens, além de fortalecer seus projetos de vida e garantir uma formação cidadã. Por isso, essa parceria com a Secretaria de Transparência é tão importante: nossos jovens recebem uma capacitação detalhada de como podem, efetivamente, participar da governança municipal – é a Democracia na prática, não apenas no dia de uma eleição”, lembrou Itânio Mariano, coordenador de Capacitação Profissional e Políticas para Juventude da Prefeitura de Mogi Cruzes.