Com cerimônia aberta ao público, a Prefeitura de Guararema inaugura duas novas Escolas Municipais "Professora Cleide Usier Hernandes", no Jardim Dulce, e "Professora Alice Moura Rodrigues", no Parateí, respectivamente neste sábado (29) e domingo (30). Os eventos terão participação da Banda Municipal de Guararema (Bamugua), e serão realizados às 10 horas. O endereço no Jardim Dulce é Estrada Municipal Benjamin Antônio Fernandes, 1555, e no Parateí é a esquina entre a Avenida Parateí e a rua Mato Grosso.

Assim como toda a Rede Municipal de Ensino, os prédios contam com estrutura de ponta. São diversas salas de aula, salas de descanso, brinquedotecas e espaços de brincar, hortas e playgrounds, e pátios cobertos. Para atender as necessidades de cada faixa etária, há espaços exclusivos também. Voltada à Educação Infantil, a Escola Municipal "Professora Cleide Usier Hernandes", no Jardim Dulce, tem berçários e fraldários preparados para atender as necessidades dos pequenos. E na Escola Municipal "Professora Alice Moura Rodrigues", no Parateí, para o Ensino Fundamental há sala multimaker com laboratório móvel de informática, uma novidade na Rede Municipal de Ensino.

As novas unidades vêm para melhor acomodar a demanda existente, além de ampliar o número de vagas, e já estão devidamente equipadas com comunicação visual lúdica e ao mesmo tempo educativa. Todo o projeto valoriza os biomas brasileiros, bem como favorece aprendizados sobre o mundo, o meio ambiente e até mesmo a exploração espacial, além do pertencimento das crianças para com a cidade.

Patronas

A nova escola do Jardim Dulce homenageia a professora Cleide Usier Hernandes, que dedicou 49 anos da vida à Educação. A primeira escola onde ela lecionou foi a da Freguesia da Escada, hoje Escola Municipal "Sylvio Luciano de Campos". Lecionou, também, na Cerejeira, atual Escola Municipal "Keisaburo Honda", na Granja Lila, no bairro Itaoca, e na Escola "Presidente Getúlio Vargas". 

Também atuou nas Escolas Estaduais "Ivan Brasil" e "Dr. Roberto Feijó", nas disciplinas de Estudos Sociais, OSPB e História. Após a aposentadoria, em março de 1990, em maio do mesmo ano voltou a lecionar na Escola Estadual "Dr. Roberto Feijó", onde teve a primeira experiência com o Ensino Médio e como professora do Curso do Magistério. Nesta escola foi coordenadora do Ciclo I e professora coordenadora pedagógica. Foi, ainda, vice-diretora da Escola Estadual "Ivan Brasil", onde mais tarde exerceu o cargo de diretora.

Já a nova escola do Parateí tem Alice Moura Rodrigues como patrona. Ela nasceu em 15 de setembro de 1921, em Três Barras, Santa Catarina, e em meados dos anos 1950 se mudou para um sítio no bairro Salto do Itapeti, em Guararema. À época, inconformada ao saber que lá não havia escolas nas redondezas, conseguiu autorização para o funcionamento da primeira sala de aula na região. No início dos anos 1960, foi designada a lecionar na Fazenda do Banco, fazendo o trajeto Centro/Bairro de charrete.

Cursou a Faculdade de Letras na UMC (então OMEC) em Mogi das Cruzes e, na virada para a década de 1970, formou-se em Pedagogia na mesma instituição. Também deu aulas na Escola "Presidente Getúlio Vargas", no Centro, e na Escola "Francisca Lerario", no Maracatu, onde ocupou o cargo de diretora substituta até prestar concurso para diretores, efetivando-se no cargo. Faleceu em 13 de dezembro de 2018.