A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresentou na última terça-feira (18), o projeto de reforma e modernização do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). Possibilitado por um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, a proposta visa reparar os diversos problemas internos deste edifício histórico, conhecido como o antigo cinema Odeon. Durante o evento realizado no Ciarte, também foi anunciada a oficialização da 15ª Edição do Festival de Inverno da Serra do Itapety, no mês de julho, em parceria a Orquestra Sinfônica da cidade.

O prefeito Caio Cunha, presente na cerimônia, ressaltou o compromisso da atual gestão com a valorização da cultura local. "Reafirmamos que a educação e a cultura são pilares de atuação no município. É de extrema importância o programa de educação musical que a Orquestra realiza no Ciarte e dentro das escolas municipais, criando novas oportunidades para os nossos pequenos mogianos espalhados pelos quatro cantos da cidade".

O convênio firmado com a Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais (SGRI) do Governo do Estado de São Paulo, graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual André do Prado e prevê a verba de R$ 1,6 milhão para a revitalização do Ciarte. A previsão é que o edital de licitação de reforma do equipamento seja lançado ainda no último trimestre do ano.

Para a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, a revitalização da unidade ampliará ainda mais as ações formativas da Secult para todos os mogianos. "As melhorias que serão realizadas na unidade proporcionarão para o público diversas experiências culturais de qualidade. Agradecemos a emenda parlamentar estadual que viabilizará a revitalização desse tradicional prédio de Mogi e ao deputado estadual André do Prado, pelo apoio à cultura da cidade e por se comprometer em estudar outros aportes para complementar a modernização das instalações de som, luz e climatização, entre outras aprimoramentos no Ciarte".

15º Festival de Inverno Serra do Itapety

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes realizou uma apresentação durante o evento e mostrou aos presentes um breve balanço dos resultados recentes da Orquestra, que passou por uma ampliação do número de bolsistas e do conjunto de atividades desenvolvidas, juntamente com a carta dos principais concertos que serão feitos durante a 15ª Edição do Festival de Inverno da Serra do Itapety prevista para julho. A agenda completa será divulgada em breve pela pasta.

Centro de Cidadania e Arte (Ciarte)

O Ciarte foi fundado em 2005, na Trav. Gaspar Conqueiro nº 61, como sede de projetos da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social. Funcionou como um polo irradiador de atividades educativas para idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de risco social, com os projetos Agente Jovem, Canarinhos do Itapety, Banda Boigy, Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, CECIM (Centro de Convivência do Idoso de Mogi), AMDF Digital, entre outros.

A partir de setembro de 2007, o CIARTE passou a funcionar na rua Ricardo Vilela nº 69, local do antigo cinema Odeon, acolhendo também eventos municipais, exposições, capacitações, mostras culturais e reuniões com as equipes dos projetos municipais e segmentos culturais. Além das formações e ensaios da Orquestra, outros projetos de música do município utilizam as instalações do equipamento cultural para atividades artísticas e formativas, como o Coral MusicAtiva, a Afabamc e a Banda Santa Cecília. 

A partir das próximas semanas, o Coral do Paradesporto também passará a ensaiar no Ciarte. Atualmente, mais de 600 alunos passam pelas aulas regulares, ensaios e oficinas realizados no espaço todos os meses.