Nesta quarta-feira (26), nove escolas que participam do projeto “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) com apoio da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, irão se apresentar na segunda edição do espetáculo “Color Guard”. O evento acontecerá no Cemforpe, no Mogilar, às 19h30. A entrada é gratuita e por ordem de chegada até atingir a capacidade máxima do local.

Neste ano, o evento terá performances com temáticas inspiradas em filmes. As apresentações serão realizadas pelos grupos de linha de frente tradicionais das Bandas e Fanfarras. “Essa iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido nas unidades escolares contempladas com os corpos coreográficos. É uma oportunidade ímpar para os coreógrafos e alunos compartilharem conhecimento", afirma o coordenador dos projetos de música da Pasta, maestro Allan Caetano.

O presidente da AFABAMC, Richard Bitelli, destacou o objetivo do espetáculo. “O Color Guard  tem como objetivo destacar a parte artística das linhas de frente, uma tradição nas bandas e fanfarras, celebrando a dedicação e o esforço dos participantes”. A ação também contará com uma votação popular para eleger o grupo de destaque da noite.

Participarão da iniciativa a EM Profª Maria Aparecida de Faria e a E.E Prof. Cláudio Abrahão, ambas da Vila Jundiaí, com a direção da coreógrafa Camila Abussamra, a EM Prof. Rodolpho Mehlmann (Vila Natal), com a coordenação do coreógrafo Marcos Vinicius Rodrigues de Santana, a E.E. Profª Dora Peretti de Oliveira (Jardim Cintia) e a EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapeti), com a direção da coreógrafa Amanda Suzana Salazar Pinto, e as escolas estaduais Profª Isabel Ferreira da Silva - Belinha (Vila Brasileira) e a Profª Lucinda Bastos (Conjunto Residencial Santo  ngelo), com a direção da coreógrafa Milene Campos. 

Além dessas unidades escolares, a iniciativa também contará com a performance de estreia da EM Coronel Almeida (Centro), sob a direção da coreógrafa Daniele França. “É a primeira vez que eles estão tendo contato com esse estilo de dança e coreografia. Estamos extremamente animados para esse dia. Nós preparamos figurinos, materiais e acessórios para que as crianças possam brilhar e aproveitar ao máximo”, comenta Daniele. A coreógrafa também é responsável pela escola estadual Profª. Sylvia Mafra Machado (Alto do Ipiranga), que também irá se apresentar.

O projeto Pra Ver a Banda Passar leva aulas de música para 28 escolas da cidade, sendo 11 estaduais e 17 municipais, e preserva as tradições dos grupos musicais escolares, como bandas marciais, fanfarras, bandas de marcha, conjuntos de instrumentos melódicos e percussão, corpos de dança e aulas de musicalização.