As obras de construção de uma nova via ligando a avenida Governador Adhemar de Barros à rua Professor Flaviano de Melo, na região central de Mogi das Cruzes, entraram em uma nova fase, com a preparação da base do solo que receberá a circulação dos veículos e a implantação do sistema de drenagem. O trabalho está sendo desenvolvido no espaço do Centro de Apoio aos Serviços Municipais (Casem), em uma parceria com uma empresa de construção civil, como mitigação de investimentos realizados no município. 

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste mês. Já foram realizadas obras para a adequação de galpões existentes no local e a troca do solo para a implantação das diversas camadas de base da nova via. Por ser um terreno que não era utilizado para o tráfego constante de veículos, é necessária uma atenção especial nesta etapa.

A implantação do sistema de drenagem também é importante para garantir a qualidade de trafegabilidade da nova via e minimizar transtornos em dias de fortes chuvas.

“Agilidade e segurança são princípios básicos da mobilidade urbana. Até hoje, as pessoas que utilizam o túnel do Complexo Tirreno Da San Biagio para acessar o Centro precisavam dar uma grande volta. Uma nova via está sendo construída ao lado do Terminal Central e irá facilitar o acesso à região central, melhorando a circulação das pessoas e trazendo mais consumidores para o comércio do Centro”, destacou o prefeito Caio Cunha.

A nova via dará melhor funcionalidade ao Complexo Viário Tirreno Da San Biagio, uma vez que os motoristas que vêm do Mogilar e desejam chegar ao Centro não precisarão ir até a praça da Maçonaria. Com o novo trajeto, a ligação entre a saída do túnel e a região central terá cerca de 250 metros, contra cerca de um quilômetro do caminho atual, que passa por vias com trânsito intenso. 

A via terá duas faixas de rolamento e também facilitará o acesso aos motoristas que pretendem chegar a bairros como o Alto do Ipiranga, Chácara Jafet e Vila Rubens, já que cria um novo corredor com a rua Sebastião Furlan para acesso à avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. 

O investimento da empresa nos serviços é de R$ 800 mil e, além da construção da nova via, o valor também compreende obras na praça Sacadura Cabral, que receberá uma baia adicional de embarque e desembarque de passageiros. A nova estrutura trará facilidade para os usuários dos trens da CPTM que chegam ou deixam a estação Mogi das Cruzes e passarão a ter um espaço mais seguro para embarcar e desembarcar dos veículos.  

Os trabalhos na praça Sacadura Cabral já estão adiantados e deverão ser entregues em breve. As obras estão sendo desenvolvidas no período noturno para evitar prejuízos à circulação de veículos e pedestres na região.

Investimentos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de intervenções para a melhoria da mobilidade urbana em parceria com empresas que realizam investimentos na cidade. A medida traz eficiência na execução dos serviços e economia para os cofres públicos.

Entre os destaques destes serviços estão a substituição da antiga rotatória próximo ao Mercado do Produtor por um sistema viário, melhorando a circulação dos veículos e a segurança viária, incluindo os pedestres. No local, foi implantado um cruzamento com semáforos e um retorno, diminuindo sensivelmente a ocorrência de congestionamentos no local.

Outro investimento importante foi a construção do novo sistema viário que atende o Jardim Nathalie, Conjunto Thaisa e Jardins do Paraíso. A estrutura compreende a abertura do canteiro central da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira na altura da avenida Roque Stilhano e da avenida José Cândido Ramos, facilitando o acesso dos moradores à região central. A estrada Rikio Suenaga também recebeu obras de drenagem e pavimentação.

Em fevereiro, foram entregues as obras de implantação de um retorno na avenida Yoshiteru Onishi e da avenida Tito Muffato, que melhoraram a circulação dos moradores e consumidores dos estabelecimentos da região, além de oferecer uma nova alternativa para os motoristas que vêm de bairros como a Vila Nova Mogilar e Rodeio e pretendem acessar o Mogilar, a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes ou a região central.