Após carros identificados como sendo da Prefeitura de Bertioga deixarem pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha (Podemos) se manifestou nas redes sociais destacando que a situação é recorrente, que o município tentou resolver a situação de forma diplomática, mas que nesse momento tomará as medidas cabíveis para a solução do caso.

Em imagens que circulam na Internet é possível ver o veículo, devidamente identificado como da administração de Bertioga, deixando um grupo de homens em uma rua da cidade. Segundo Caio, a ação foi registrada por câmeras de segurança e pela muralha eletrônica ligada ao Centro de Operações Integradas (COI) de Mogi. "Tentamos por diversas vezes, de forma amigável e diplomática, resolver essa questão, porque a gente entende que a cidade de Bertioga é uma cidade irmã. Nossa gestão não pactua com isso e da mesma forma que não faz,  também não admite que façam", pontuou. 

O prefeito destacou ainda que trata-se de um “problema social e também de saúde pública e mental sério, que  que precisa ser tratado com muita responsabilidade, e que não pode ser romântico, muito menos higienista".  Por fim ele, reforça que, infelizmente, depois de muitas tentativas, terá que tomar as medidas cabíveis para resolver o caso.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga publicou uma nota oficial  informando que as imagens que estão circulando nas redes sociais são de pessoas que estavam vivendo em situação de vulnerabilidade social no município e aceitaram a oferta de acolhimento disponibilizada pelo Executivo, sendo inseridas no Programa de Recâmbio.

"A ação identifica e acolhe as pessoas com assistente social e psicólogo. Aqueles que manifestam o desejo de recomeçar a vida em suas cidades, ao lado os familiares, são inseridos no programas, sendo encaminhados até seu município de origem. A prefeitura reforça que, antes da viagem, primeiro identifica se a pessoa tem vínculos familiares e sociais. Após isso, entra em contato com a família para um retorno de forma responsável", explicou a administração de Bertioga, em nota.