A Turma do Bem, rede de voluntariado especializado, vai realizar em parceria com a Colgate, uma Mega Triagem odontológica, em âmbito nacional, para seleção de jovens de baixa renda que precisam de tratamento odontológico gratuito. Mogi das Cruzes está entre a lista de 119 cidades brasileiras, de todos os estados do país e Distrito Federal, que vão receber a ação de maneira simultânea. A ação será realizada na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes/Alto Tietê (APCD-RMC), nesta quinta-feira (6), das 15 às 19 horas. Jovens de toda a região do Alto Tietê poderão participar.

O evento tem como objetivo selecionar crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais para receberem tratamento dentário gratuito com os dentistas voluntários da ONG. A expectativa é encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico em todo país, sendo que os pacientes selecionados receberão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

“A APCD Regional Mogi das Cruzes/Alto Tietê se junta a essa grande corrente de solidariedade e promoção da Saúde Bucal, que é promovida anualmente pela ONG Turma do Bem. Vamos abrir as portas da Associação para que a triagem seja realizada em nossa clínica acadêmica e estamos orgulhosos em poder contribuir para que os jovens da região possam sorrir com saúde e dignidade”, destaca a cirurgiã-dentista e Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Roberta Spinosa, que é embaixadora da Turma do Bem e associada da APCD-RMC.

Esta edição do evento, em especial, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência Dental”, iniciativa promovida pela Colgate. A marca líder no mercado de higiene bucal acredita que todos merecem um futuro com motivos para sorrir, por isso, tem o compromisso contínuo de promover a saúde oral, buscando conscientizar sobre o panorama da Carência Dental, que é a falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie.

O cenário ainda pouco divulgado se mostra bastante preocupante, com 53,4% das crianças de até cinco anos com algum dente afetado por cárie. Essa fatia da população é ainda maior entre os jovens entre 15 e 19 anos, chegando a 76,1%. Tal problema também se estende à vida adulta, pois os brasileiros chegam na terceira idade sem 79% dos dentes por conta das cáries .

“Me emociona ver que existe uma classe de profissionais que tanto se mobiliza em prol de pessoas que têm graves problemas bucais e que não têm acesso a meios para resolvê-los. É um trabalho em prol da sociedade”, declara Dr. Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

Como participar

Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos e comparecer à sede da APCD-RMC, localizada na rua Delphino Alves Gregório, 50, no bairro Vila Mogilar, no período das 15 às 19 horas, nesta quinta (6). O paciente deverá acompanhado de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência. Nas triagens, o dentista voluntário realizará um exame visual não invasivo que atesta a condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.

Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.

A Colgate também distribuirá kits de higiene bucal nas triagens. De acordo com Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate, esta iniciativa não é apenas sobre cuidados odontológicos. “O movimento ‘Juntos Contra a Carência Dental’ é sobre saúde, autoestima e, acima de tudo, consciência e educação. Ao unirmos esforços com a Turma do Bem nesta ação, podemos transformar a vida de milhares de jovens contra as cáries e todos os problemas que podem se desdobrar quando não há o tratamento adequado. Acreditamos firmemente que todos merecem ter um sorriso saudável com confiança e oportunidades  para construirmos um futuro com motivos para sorrir”, pontua.

Turma do Bem

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 22 anos, impactou mais de 83 mil jovens e 1100 mulheres.