No Diário Oficial Eletrônico do Legislativo suzanense, na última quarta-feira, foi publicada a lei nº 5.551/2024, que cria a Semana Municipal de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). A legislação é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena. 

Segundo o texto da propositura, a Semana Municipal de Reanimação Cardiopulmonar será realizada anualmente próximo a 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial de Reanimação Cardiopulmonar. 

A lei prevê a realização de atividades com temas relativos ao “conhecimento, aprendizado e treinamento das técnicas e meios básicos para que uma reanimação cardiopulmonar imediata possa majorar as chances de sobrevida de uma vítima de parada cardíaca”.  

De acordo com a legislação, as campanhas educativas serão desenvolvidas com o intuito de esclarecer estudantes da rede municipal, servidores e população sobre as doenças cardíacas que podem levar o paciente a uma parada cardiorrespiratória, seus sinais e sintomas, e demonstrar o passo a passo para uma reanimação cardiopulmonar (RCP) efetiva. 

O Poder Público Municipal, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios, das Secretaria da Educação e de Saúde, outras secretarias e departamentos competentes poderão celebrar parcerias com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o Corpo de Bombeiros e outras entidades, bem como com a iniciativa privada, a fim de organizar as atividades e incentivar a realização de campanhas, palestras e treinamentos para servidores públicos, estudantes da rede municipal e população em geral.