Veículos batidos, vítimas sendo atendidas e a movimentação de viaturas chamaram a atenção de quem passou pela região central do distrito de Braz Cubas na manhã desta segunda-feira (20/05). A Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Corpo de Bombeiros e o Cresamu realizaram o Simulado de Emergência, que faz parte da programação do Maio Amarelo no município e chama a atenção para os riscos que as pessoas correm em acidentes de trânsito e para a necessidade de um trânsito mais seguro.

A atividade foi realizada na avenida Francisco Ferreira Lopes, em frente à praça Francisco Urbano, e simulou, de forma bem realista, um acidente de trânsito com vítima presa às ferragens no veículo e outra prensada contra uma árvore. 

Na situação proposta, o condutor de um veículo trafegava rapidamente na avenida Francisco Ferreira Lopes, desatento ao trânsito devido ao uso de celular. Ele acabou colidindo com a traseira de outro automóvel que estava acelerando sua velocidade devido ao sinal amarelo no semáforo. Com isso, ambos veículos avançaram o semáforo e um deles se projetou contra a traseira de uma motocicleta, prensando o condutor em uma árvore da praça Francisco Urbano. Já o outro automóvel tombou lateralmente.

No acidente, alguns pedestres que correram se feriram devido à queda da própria altura. O socorro também foi feito para as vítimas que ocupavam os veículos envolvidos no acidente, que foram classificadas de acordo com a gravidade do ferimento. Foi necessário, inclusive, a extração de uma das vítimas com o corte do veículo. Após o atendimento, os envolvidos foram encaminhados para unidades de atendimento médico.

“O Simulado de Emergência é uma ação importante dentro da programação do Maio Amarelo e das atividades de educação para o trânsito porque chama a atenção da população para os riscos de um acidente, já que as pessoas podem ver na prática o que acontece. Além disso, é também muito válido para os órgãos de emergência, já que serve como um treinamento e uma medição do tempo de resposta para ocorrências reais”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

A ação desta segunda-feira também teve a participação da equipe do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e de alunos de enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes, além de ter sido acompanhada por representantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que reúne estruturas de Defesa Civil e de respostas a situações de emergências de empresas da região. Pedestres que passavam pela região também assistiram ao simulado.

“A participação de todas estas entidades e este impacto sobre a população são importantes porque ajudam na conscientização sobre a importância de um trânsito mais seguro. As pessoas devem entender que um veículo pode ser uma arma se não for usado corretamente e é necessário respeitar as regras de trânsito e a sinalização”, disse a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Miriam Benites.

Maio Amarelo

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes continua nesta terça-feira (21/05), com uma ação de Pilotagem Segura voltada a motoboys, no Largo da Feira de Braz Cubas. A ação é uma parceria com os representantes da Yamaha na cidade e com a Transportadora Digital Script Port. Das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, os participantes receberão treinamento com noções teóricas e práticas de condução em curvas, frenagem e situações adversas.

Já na quarta-feira (22/05), será realizada uma ação no Largo do Rosário com o lançamento do Simulador de Distração, um equipamento desenvolvido especialmente para o Maio Amarelo de Mogi das Cruzes e que chama a atenção para o perigo da utilização do celular no trânsito. Nele, os participantes conduzirão um veículo em um ambiente virtual, com todas as características do trânsito real – pedestres atravessando a via, outros veículos, motociclistas – e terão um celular que receberá mensagens. Ao ler ou responder, o participante viverá na prática os riscos de não ter a atenção total no trânsito. A atividade, que também terá o Simulador de Embriaguez, ocorrerá das 10 às 13 horas, no Largo do Rosário.

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes prevê ações voltadas à segurança viária durante todo o mês. O tema deste ano é “A paz no trânsito começa por você” e todos os dias as equipes do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária estarão em algum ponto da cidade para a realização de atividades. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro, harmônico e humano.

Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e sobre o trabalho voltado à educação para o trânsito e segurança viária na cidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.