Responsável por embarcar 50 jovens de baixa renda para intercâmbios internacionais na América do Norte, na Europa, na África e na Oceania, a organização social Soul Bilíngue está com inscrições abertas para 330 vagas das turmas de julho do seu programa gratuito online e gamificado de inglês. As oportunidades são para ex-alunos da rede pública de ensino do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, que tenham entre 18 e 26 anos em 25 de julho (data de início das aulas) e possuam renda per capita familiar de até dois salários mínimos.

Para inscrever-se,o candidato deverá acessar o site www.soulbilingue.com/inscricoes, ler o edital, preencher um formulário e pagar uma contribuição social de R$ 30. O game é gratuito para todos os aprovados. A inscrição termina em 11 de junho.

O compromisso é de 22 semanas, sempre às terças e quintas-feiras, das 19 horas às 20h30. Além de aulas em turmas de acordo com seu nível de inglês, o jovem conta com suporte emocional por meio de psicólogos; mentores individuais que focam na prática do idioma e participa de eventos de apresentação de intercâmbios acessíveis. 

Todas as atividades executadas durante a jornada no programa garante pontos em um ranking que define os ganhadores das oito bolsas de estudo de pelo menos três semanas no exterior. Também é possível, a partir do comprometimento, conquistar bolsas de estudo online para continuar estudando inglês por mais um ano, depois de concluído o programa da ONG, bem como participar de intercâmbios virtuais com escolas parceiras em ambientes com professores e alunos do mundo inteiro.

Histórias

Julio César Cordeiro Batista e Juliana Farias da Silva são dois jovens negros da zona leste de São Paulo que viajaram para a Inglaterra com a ONG. O intercâmbio, que eles achavam impossível pela condição financeira, tornou-se uma realidade graças à parceria da iniciativa social com escolas internacionais.

"Hoje eu vejo que é possível, sim, fazer intercâmbio e se você decidir seguir e se dedicar em sua jornada na Soul Bilíngue. Vale muito a pena e, no meu caso, já me transformou", diz Júlio, intercambista em Londres. "Eu sou extremamente grata à ONG por me ajudar a alcançar o que parecia inatingível para mim. Tenho vontade de conhecer e estudar no exterior desde pequeninha e isso parecia impossível até conhecer o programa", afirma Juliana, que estudou em Manchester. 

Ansiedade

Enquanto Júlio e Juliana já compartilham histórias sobre as viagens, a jovem Gabriela do Nascimento, de Suzano (SP), conta as horas para pegar o avião rumo à Irlanda, em 31 de maio.

"Estou muito feliz. O intercâmbio representa muito para mim, para os meus pais nordestinos que não conseguiram estudar, mas me proporcionaram o apoio necessário para que eu fizesse isso por eles", conta. Gabi estudará na cidade de Cork.

Inscrições

As inscrições, pelo site www.soulbilingue.com/inscricoes, vão até 11 de junho. Para ser aprovado, os candidatos devem fazer um teste de nivelamento não eliminatório, que mede o conhecimento da língua, e cumprir diversas etapas e desafios. 

Semestralmente, em média, 70% dos alunos aprovados na ONG são mulheres e população negra. O índice de recomendação de ex-estudantes é de 99% e 97% saem sentindo-se mais confiantes e preparados para falar inglês.

Soul Bilíngue 

A Soul Bilíngue é uma organização social sem fins lucrativos que democratiza o acesso à educação internacional. Foi fundada em 2018 e tem sede em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo.

Eleita a Melhor ONG de Pequeno Porte do Brasil e uma das 100 Melhores de todo o País pelo Prêmio Melhores ONGs, o Oscar do Terceiro Setor, a iniciativa social já capacitou mais de 3 mil jovens com sua metodologia de inglês focada na mudança de perspectiva de vida. Inspirada na história da fundadora, Ariane Noronha, é responsável por cinquenta pessoas que viajaram para estudar o idioma na Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Malta e Nova Zelândia.