Em homenagem ao maestro e multi-instrumentista Heitor Villa-Lobos que compôs cerca de mil obras e tinha o sonho de ver um Brasil musicalizado, a edição do "Brasil de Tuhu"  será realizada em Mogi das Cruzes nesta terça (28), na Escola Municipal Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, às 10h e 13h30. Esta edição celebra a música clássica brasileira e o legado de Heitor Villa-Lobos, contemplando também outras escolas no estado de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto conta com patrocínio do Grupo Priner, e copatrocínio da GLP e Trident Energy, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal. 

Promover transformação social por meio da educação. Este é o intuito do programa multiplataforma, inspirado no guia prático do modernista que percorreu o país documentando cantigas populares na década de 30 como "Fui no Itororó" e "Saltando como um saci". A ideia é levar 28 concertos didáticos às unidades de ensino, além de brincadeiras musicais e recursos para manutenção da prática musical em sala de aula.

Completando 16 anos de trajetória, este projeto não seria possível sem a realização da Baluarte Cultura. "Queremos oferecer suavidade para o dia-a-dia das escolas, estimular a criatividade, proporcionar conhecimento sobre nossa cultura através do universo de Villa-Lobos, ampliando o acesso à educação musical de forma inclusiva no país", ressalta Paula Sued, diretora de produção.

Além de Mogi, a circulação incluirá as cidades de Macaé e Duque de Caxias, ambas no Rio de Janeiro, e também Barueri e São Paulo, com um quarteto de cordas 100% feminino para apresentação dos concertos didáticos. Em cena o Quarteto Brasil de Tuhu, formado pela premiada violinista e diretora pedagógica do projeto Carla Rincón no primeiro violino, Carol Cardeira no segundo violino, enquanto a viola fica a cargo de Soraya Vieira, e o violoncelo, nas mãos de Gabriela Brito. Além do Quarteto, a atriz e artista brincante Verônica Bonfim - autora de livros infantis como 'A menina Akili e seu tambor falante' (2016). 

A interação com a plateia é apontado como o principal diferencial do concerto, estimulando o interesse e a percepção musical de crianças e educadores. O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, que ensina noções básicas dos elementos da música, apresenta os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia.

Segundo Paula, o ponto de partida para esta criação é a necessidade de musicalizar o país. "O Brasil de Tuhu é o sonho coletivo de musicalizar o Brasil. Este era um desejo de Villa-Lobos e escolhemos seu apelido de infância para compor o nome do programa. Ele era encantado por locomotivas e imitava o som delas quando era menino: Tuhuuu!", destacou a diretora de produção sobre o programa que já passou por mais de 40 cidades e 13 estados brasileiros apresentando os concertos para mais de 67 mil crianças.

Para Carla Rincón, este projeto ajuda os alunos a conhecerem sua arte, cultura e raízes. "Sou da Venezuela, onde toda a musicalização infantil é feita com o folclore venezuelano. Quando me mudei para o Brasil, pesquisei amplamente sobre Villa-Lobos e me deparei com o Guia Prático e, desde então, o tenho como referência em todo o trabalho que desenvolvo. Nos concertos didáticos, fazemos uma conexão entre as músicas e a história de forma lúdica, com uma apresentação teatral musicalizada e, vemos que, para muitas crianças, é a primeira vez que escutam falar sobre ele, que ouvem instrumentos de cordas e assistem a um espetáculo", salienta a premiada violinista e diretora pedagógica do projeto. 

Composto por 12 diferentes ações, o Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pelo Grupo Priner e copatrocinado pela GLP e Trident Energy, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Baluarte Cultura

A Baluarte Cultura é uma empresa que cria soluções visando unir os interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais. Em 18 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação.