A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2024 e a Associação Pró-Festa do Divino fizeram a entrega de três toneladas de produtos, entre alimentos e produtos de higiene, a nove instituições beneficentes da cidade, na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Pró-Divino, no bairro do Mogilar, em Mogi das Cruzes. As entidades que receberam as doações não participam da Quermesse, mas desenvolvem importantes ações sociais em prol de crianças, jovens e idosos carentes e moradores em situação de rua. Neste ano, 33 entidades montaram suas barracas de comidas e bebidas tradicionais e de outros países, como Itália e México, e as comercializaram na Quermesse.

A doação a essas entidades é tradicional e ocorre sempre dias depois do fim da Festa do Divino, que neste ano foi realizada de 9 de maio a 19 de maio, sob o tema “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da Misericórdia”. Os festeiros desta edição foram o casal Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os capitães de mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos.

Na oportunidade, o material arrecadado foi abençoado pelo padre Sidnei Quenji Ito, do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, localizada no bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes, uma das entidades beneficiadas. Entre os produtos entregues estavam arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo, óleo, fubá, sal e macarrão.

A instituição Sopa da Fraternidade, localizada na Vila Industrial, recebeu os alimentos que enfeitavam a Charola, carro de mantimentos da Entrada dos Palmitos que representou a boa colheita.

Participaram da entrega, a Festeira Milena da Costa Freire Rego; a coordenadora da Casa da Festa, Márcia Andere; o diretor de Relações Institucionais do Pró-Divino, Josmar Cassola, além de alguns representantes das entidades beneficiadas.

A arrecadação deste ano superou a do ano passado, quando foram doados 1,5 mil quilos de alimentos. O número dobrou por dois motivos, de acordo com a coordenadora da Casa da Festa, Márcia Andere: “Tivemos uma maior participação das escolas, em eventos como a instalação de Subimpérios, na confecção dos tapetes da Procissão de Pentecostes e na Entrada dos Palmitos. É por meio dessas escolas, com as doações que as crianças fazem é que conseguimos ajudar mais pessoas. Também arrecadamos, por meio das carreatas solidárias que voltaram a ocorrer neste ano e que percorreram diversos bairros do Município”.

Além disso, serão enviados ao Rio Grande do Sul duas toneladas de roupas e agasalhos para as vítimas das enchentes e água. “Por meio da Alvorada Solidária e também na Quermesse, os devotos fizeram a doação de duas toneladas de vestimentas, que serão juntadas a mais 12 toneladas arrecadadas pela Primuscart Embalagens, um dos nossos patrocinadores”, destaca o vice-presidente da Associação, Josmar Cassola.   

Novos festeiros

Nesta quinta-feira (30), Dia de Corpus Christi, serão anunciados os nomes dos festeiros e capitães de mastro de 2025. O anúncio será feito na Solenidade de Corpus Christi, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, às 9 horas, na Catedral de Sant´Ana. Em 2025, a festividade será realizada entre os dias 29 de maio a 8 de junho.

Confira as entidades que receberam as doações

- Casa Cirineu – Acolhimento para Idosos (Vila Oliveira)
- Núcleo Recreativo Nossa Senhora das Graças (Vila Nova União)
- Instituto Padre Bernardo Murphy (Conjunto Jefferson)
- Casa de Assis (Vila Lavínia)
- Associação Nova Jundiapeba (Jundiapeba)
- Instituto Maria Mãe do Divino Amor (Botujuru)
- Comunidade Santo Antônio (Jardim Piatã)
- Sopa da Fraternidade (Vila Industrial) 
- Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes