O Divino Espírito Santo está ganhando uma série de Subimpérios em Mogi das Cruzes. A iniciativa demonstra a fé presente na vida dos munícipes, que abrem escolas, creches, instituições, hospitais e empresas para receber a visita das Bandeiras do Divino, em anunciação à Festa do Divino. Neste ano, ela ocorrerá de 9 de maio a 19 de maio, com o tema “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o Dom da Misericórdia”. Os Festeiros e Capitães de Mastro são, respectivamente, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Faz parte do legado dessa celebração secular a instalação de Subimpérios. Os altares colorem de vermelho pontos dos mais diversos nos quatro cantos da Cidade. Por dia, chegam a ser abertos até quatro Subimpérios (confira o quadro abaixo). Em cada local, é instalado um altar temático, ornamentado com a imagem da pomba branca, que simboliza o milagre do Espírito Santo para os católicos. 

Há os que estão montando seus altares pela primeira vez, como é o caso da Grau Técnico Mogi das Cruzes, escola profissionalizante. Nascida no Recife (Pernambuco), há 14 anos, instalada na Cidade há dois anos, a unidade mogiana fará a abertura do seu Subimpério na tarde desta quarta-feira (10), às 15 horas.  

Mas há, também, os que mantém a tradição de instalar um Subimpério todos os anos. No último domingo (7), por exemplo, foi aberto o da Associação São Lourenço, localizada no Distrito de Taiaçupeba. Os Festeiros Eduardo e Milena, acompanhados dos filhos Matheus e João Pedro, estiveram presente na abertura e falam sobre este momento especial: “Participarmos da Missa com a comunidade e depois abrimos mais um Subimpério. A infinita Misericórdia de Deus providenciou para nós um dia muito abençoado em família, pois é sempre especial quando nossos filhos podem nos acompanhar”. 

A coordenação dos Subimpérios é de Márcia Andere. O agendamento das visitas dos festeiros e capitães de mastro até o local onde estão sendo instalados os subimpérios deve ser feito previamente na Associação Pró-Festa do Divino, pelo telefone (11) 4790-6835.