O Centro Universitário Piaget recebeu o conceito quatro de excelência (em uma escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), conforme divulgação feita pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 2, aniversário de Suzano, um presente para o centro universitário e para cidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o índice de 2022. Ao todo, foram avaliadas 1.998 instituições de educação superior, públicas e privadas.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Isso significa que pelo segundo ano consecutivo o Centro Universitário Piaget está entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, ficando em 1º lugar no ranking da região do Alto Tietê entre instituições públicas e privadas, levando em consideração faculdades, centros universitários e universidades, vale ressaltar que na época da realização das provas, o agora UNIPIAGET, estava na categoria de Faculdade PIAGET.

“No ano passado recebemos a nota 4 de excelência, continuamos trabalhando com o mesmo objetivo: manter o UNIPIAGET no topo da lista quando o assunto é educação e ensino de qualidade. Receber, pelo segundo ano consecutivo a melhor nota entre todas do Alto Tietê e estar entre as melhores do Brasil, é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo. Mantivemos nosso legado de ser referência, quem estuda no UNIPIAGET sabe que está em um outro nível de Educação Superior.”, ressalta o reitor Marcus Rodrigues.


O que é o IGC?

O nome já diz: é o Índice Geral de Cursos (IGC), que dá para o aluno uma base da qualidade da instituição onde ele pretende estudar. 

O MEC avaliou os cursos de acordo com este índice, que leva em conta os dados obtidos ao longo de 3 anos (2020 a 2022). O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição de ensino.

O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

 

Conceito Preliminar de Curso  (CPC)

Além do IGC, tem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o principal indicador da qualidade do Ensino Superior no país. Em 2022, foram avaliados 22 cursos de bacharelado e tecnológico, especialmente de gestão e humanas. Para chegar à nota, o INEP avalia o desempenho dos alunos no Enade, exame feito no início e no fim da graduação, a qualificação dos professores e recursos das instituições, como laboratórios. Também conta com a opinião dos alunos quando fizeram o Enade. É importante destacar que as notas nos cursos presenciais foram maiores, em comparação com os cursos de ensino à distância.

Veja abaixo o ranking das instituições do Alto Tietê

image.png 18.15 KB

A escala do IGC vai de 1 a 5. As duas primeiras faixas (1 e 2) são consideradas inadequadas, e as instituições podem sofrer sanções do MEC. Por outro lado, os conceitos 4 e 5 são considerados de qualidade, e o 3, indica o mínimo esperado.