Em suas redes sociais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos) anunciou nesta terça-feira, dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, que a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está sendo construída pela prefeitura no Rodeio, será inaugurada no próximo dia 27. A unidade está localizada entre a AACD e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, e teve as obras iniciadas em abril de 2022. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

De acordo com a Prefeitura de Mogi, a projeção inicial é de 1.350 atendimentos em média por mês, entre os diversos setores. As pessoas atendidas devem passar por uma triagem. A Escola Clinica oferecerá atendimento especializado clínico/terapêutico com equipe transdisciplinar: professor especialista, psicopedagogo/pedagogo, educadores fisico e de arte, psicólogo/neuropsicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médico (neurologista/psiquiatra), nutricionista, atendente terapêutico clinico e assistente social.

O atendimento especializado é destinado às pessoas com TEA, residentes em Mogi, tendo como prioridade àqueles que estejam matriculados em escolas municipais e creches subvencionadas nos níveis da Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II e/ou acompanhados pelas salas de recursos das escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP). 

Na Escola Clínica também será oferecida a Educação Especial personalizada, por meio de uma equipe educacional, composta por professores, coordenador pedagógico, vice-diretor e diretor de escola. Nesse caso, o atendimento será destinado aos alunos com TEA matriculados na escolas municipais de Mogi, em idade obrigatória, nos níveis do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) I, após relatório da equipe de triagem e anuência dos responsáveis. 

Prédio

O prédio, que será inaugurado no fim deste mês, possui recursos de sustentabilidade e conta com duas salas de terapia ocupacional, duas salas de fisioterapia, quatro salas de psicologia, sete salas de fonoaudiologia, três salas de recursos/supervisão, cinco consultórios médicos, uma sala de enfermagem, uma sala para reuniões com foco no treinamento parental, um espaço para pais, um espaço para vivências, uma sala multidisciplinar, duas salas para equipe diretiva e duas salas para educação especial personalizada.

Prefeito

"Em Mogi, estamos plantando as sementes da inclusão para colher um futuro mais acolhedor. Estamos preparando a cidade para o futuro. Há um estudo recente alerta que em 2050, metade das crianças poderá nascer com algum nível de autismo. Hoje, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, queremos anunciar nosso compromisso com o preparo da cidade para o amanhã. A nossa Escola Clinica do Espectro Autista será inaugurada no dia 27 de abril. Um lugar de acolhimento e inclusão que será referência nacional", disse o prefeito em sua postagem.

O prefeito destacou também no texto que o novo espaço é a contribuição de sua gestão para fazer de Mogi das Cruzes um exemplo de inclusão: "Mais do que isso, queremos estar preparados para diagnosticar, tratar e capacitar os profissionais de saúde e educação a acolher com dignidade as pessoas com Transtorno do Espectro Autista". 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98