Composta por 61 policiais, a primeira Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) do Alto Tietê foi oficialmente apresentada nesta quarta-feira (10), durante evento realizado em Suzano com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. A expectativa é que o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), próximo serviço anunciado pelo Governo do Estado para a região, inicie sua operação no início de 2025 e com um total de 95 agentes.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


O Caep está instalado na sede do 32º Batalhão da Polícia Militar BPM/M, no Jardim Monte Cristo e atua, principalmente, no combate ao crime organizado.  De acordo com o secretário da pasta estadual, o efetivo da companhia já atuou na fase 3 da Operação Verão, em Santos, e demonstrou seu potencial. “Eles cumpriram a missão que lhes foi designada, mostrando que seja no Litoral ou, principalmente, no Alto Tietê, não haverá um milímetro quadrado em que o crime organizado queira criar um estado paralelo que as forças policiais não permitirão que isso aconteça. Este é um embrião de algo muito maior do que ainda está por vir”, declarou.

De acordo com o comandante do o 32° Batalhão da PM, o tenente-coronel Gilberto Tsutomu Ito, no momento foi formada a primeira companhia, comandada pelo capitão Tiago Ramalho, sendo necessárias outras duas para composição do Baep. “Hoje temos 61 agentes que passaram por treinamento e estão atuando e o Baep contará com 95, devendo entrar em operação no início de 2025”, completou.

O comandante-geral da Polícia Militar na Região Metropolitana de São Paulo, o coronel Cássio Araújo de Freitas, destacou o treinamento já realizado com o efetivo. “É importante esse primeiro trabalho porque já vai se formando a cultura do Baep, vamos trazendo as viaturas e preparando toda a estrutura necessária para o futuro batalhão”, destacou, completando a Polícia Militar nunca recua nem recuará diante da ação de bandidos em todo o Estado. 

 Esforço

Presente na cerimônia de abertura do Caep, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) André do Prado (PL) relembrou a cobrança por parte da população para esse reforço no policiamento regional. “Era indigesto não contar com um serviço especializado como o do Baep, que existe em regiões vizinha, como o ABC, e não existia no Alto Tietê. Muitos questionavam se faltava força política, quando na verdade faltava um olhar atento do governo estadual para essa questão”, defendeu o parlamentar.

O prefeito de Suzano Rodrigo Ashiuchi (PL) agradeceu a parceria com o governo do Estado e destacou a importância do trabalho conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Polícia Civil. “O Caep, juntamente com as demais forças, vai fortalecer ainda mais segurança para a região. Um dos meu sonhos sempre foi entregar uma cidade melhor e nesse último ano de governo sei que estamos conseguindo fazer isso para os nossos munícipes".



Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98