Após uma fase de testes, a baldeação de passageiros na estação Suzano da linha 11-Coral será encerrada a partir desta quarta-feira (10/04). A decisão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em suspender a parada se deu após muitas reclamações por parte dos usuários, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, cidade prejudicada pela medida, da Câmara e de alguns deputados da região. 


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


A companhia informou ontem (8) que retornará com a estratégia de circulação na Linha 11-Coral com apenas dois loops. Entre segunda e sexta-feira, nos horários de pico (05h30 e 09h - 16h e 20h), os trens que saem da Estação da Luz terão como destino a Estação Guaianases, com intervalo médio programado de quatro minutos, e a Estação Estudantes, com intervalo médio programado de oito minutos.  No sentido oposto, os trens que saem de Estudantes nos horários de pico também seguirão até a estação da Luz. 

A CPTM atribuiu o intervalo de 8 minutos entre os trens no trecho que corta a região a necessidade de redução de velocidade em Mogi por causa das passagens de nível. “O trecho entre as estações Suzano e Estudantes, no município de Mogi, é cortado por seis passagens em nível (PN) que impõem restrição de velocidade às composições que passam pelos locais, o que interfere pontualmente no tempo de viagem no trajeto. A redução da velocidade das composições é necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres, sendo quatro delas destinadas a passagens de veículos e pedestres e outras duas exclusivas para passagens de pedestres”. 

Ainda de acordo com a companhia, por estes motivos, o encerramento dessas travessias é fundamental para que seja possível aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho do Alto Tietê, beneficiando os passageiros de toda a Linha 11-Coral. 

Prefeitura 

A decisão de cancelar a baldeação foi comemorada pelo prefeito Caio Cunha (Podemos), que, por meio das redes sociais, se manifestou sobre a mudança.  “Depois de muito esforço da prefeitura, da Câmara e de alguns deputados, vão acabar com essa parada em Suzano. A CPTM finalizou o que precisava e agora chega desse tormento”, declarou. 

Câmara 

O vereador Edson Santos (PSD), que se reuniu recentemente com o deputado Marcos Damásio (PL) e com o secretário de Estado do Transporte Metropolitano, Marco Antônio Assalve para tratar sobre a Linha 11, também festejou a novidade. “Essa mudança representa uma significativa vitória para os mogianos. Com essa alteração, os passageiros que desembarcam em qualquer uma das estações de Mogi poderão desfrutar de uma viagem mais direta e fluida, sem a necessidade de realizar baldeações em Suzano. Essa melhoria economizará tempo para os usuários e tornará o sistema de transporte público mais acessível e confortável para todos", declarou. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98