A Prefeitura de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região não terão expediente no feriado nacional de Sexta-feira Santa (29). Em alguns municípios, o atendimento será suspenso já a partir desta quinta-feira (28/03). O atendimento ao público retornará na segunda-feira (1/04). No feriado, somente os serviços essenciais funcionarão. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em Mogi, os serviços serão suspensos a partir de sexta-feira. O Mercado Municipal funcionará com horário reduzido nesta sexta-feira, das 7 às 12 horas. No Sábado de Aleluia (30/03), o atendimento será das 7 às 16 horas e no Domingo de Páscoa (31/03), das 7 às 12 horas. As feiras livres e o Mercado do Produtor terão atividades normais. Os parques municipais funcionarão normalmente, todos os dias. O Leon Feffer abre das 7h às 17h. Já o Parque Centenário e o Parque da Cidade funcionam por uma hora a mais, das 7h às 18h.

Na área da Saúde, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal, em Braz Cubas, também vai funcionar normalmente todos os dias. O Vagalume, que fica no Mogilar, e a unidade 24 horas do Jardim Universo, também atenderão normalmente. Se necessário, a Cure 192 estará em operação para remoção de pacientes.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta. Já o agendamento do SIS - Sistema Integrado de Saúde, que é realizado pelo telefone 160, não funcionará durante o feriado, retomando os serviços na segunda-feira (1/04).

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de casos de urgência e emergência. A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o período. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.

Suzano 

Em Suzano, os serviços essenciais prestados pela Prefeitura de Suzano continuarão normalmente no feriado prolongado que inclui a Sexta-Feira Santa (29/03), o ponto facultativo na segunda-feira (01/04) e o aniversário de 75 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, na terça-feira (02/04). Atendimentos de urgência em segurança, saúde, zeladoria e trânsito serão mantidos durante o período. As demais repartições públicas municipais terão o expediente suspenso durante os próximos cinco dias, voltando de maneira integral na próxima quarta-feira (03/04).

O Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) funcionará normalmente durante o feriado prolongado. O equipamento vai receber o "Suzano Fest", com cinco shows para a população. Além das atrações musicais, o local ainda contará com seus espaços disponíveis, incluindo quadras de futsal e basquete e pista de ciclismo e caminhada. O Suzano Skate Park e o Acqua Play também estarão em funcionamento.

Durante os dois feriados, a cidade vai manter os serviços de saúde à disposição, 24 horas por dia, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista (rua Guarani, 200), no Pronto-Socorro Municipal (PS), anexo à Santa Casa de Misericórdia (rua Kaneji Kodama, 1.459 – Vila Figueira), e no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras (rua Mussi Jorge Antônio, 319 – Jardim Amazonas). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará funcionando normalmente, podendo ser acionado por meio do número 192.  Os cidadãos conseguem acionar normalmente a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano por meio dos telefones (11) 4746-3297 e 153. Já a Defesa Civil pode ser contatada a qualquer momento no número (11) 4748-5394.

A Prefeitura de Suzano manterá em funcionamento os serviços de coleta de lixo, as feiras livres, zeladoria, os cemitérios São João Batista e São Sebastião (das 8 horas às 17h30) e o Velório Municipal (entre 6h30 e 16h30). Para demandas relacionadas ao trânsito, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana tem disponível o telefone (11) 4746-1166.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba não terá expediente administrativo a partir desta quinta (28/03), ponto facultativo, e Sexta-Feira da Paixão (29), feriado nacional. O atendimento dos serviços essenciais em unidades de urgência e emergência (CS 24h, CSI e UPA), SAMU, ambulâncias, coleta de lixo, Defesa Civil, GCM e cemitérios serão mantidos. O expediente nas repartições públicas municipais voltará na segunda (1/04).

As feiras livres também vão funcionar normalmente. O Parque Ecológico Mario do Canto vai abrir todos os dias, das 5h às 19h, como de costume. Os ecopontos, locais de entrega voluntária de materiais recicláveis, vão funcionar nesta sexta (29) e sábado (30), das 8h às 17h. A tradicional encenação da Paixão de Cristo acontecerá na sexta (29), às 19h, na praça Padre João Álvares, no centro, em frente à Igreja Nossa Senhora D'Ajuda.

O Bom Prato de Itaquá vai oferecer um cardápio especial de almoço para comemorar a Páscoa nesta sexta, sábado e domingo. A Guarda Civil Municipal (GCM) seguirá com reforço no policiamento preventivo nos centros comerciais da cidade e apoio nas principais vias de acesso. A GCM atende pelos telefones 153 ou (11) 4753-1108. A Defesa Civil deve ser acionada para emergências pelo 199 e para dúvidas pelo (11) 4642-4499.

Guararema 

Todos os serviços essenciais de Guararema, incluindo coleta regular de lixo e coleta seletiva de recicláveis, funcionam normalmente durante o feriado da Sexta-feira da Paixão. Já as aulas da Rede Municipal de Ensino e o atendimento na Prefeitura Municipal, Unidades de Saúde e demais repartições públicas será retomado na segunda-feira (1º de abril). A lista de serviços essenciais ininterruptos inclui atendimentos médicos de urgência da Santa Casa de Misericórdia, Samu (192) e Bombeiros (193) e também o velório municipal.

Já o transporte público adotará itinerário de feriado na sexta-feira (29/03) e horários padrão de fim de semana no sábado (30/03) e domingo (31/03). Para consulta das linhas, os munícipes podem conferir todos os horários no catálogo disponível no WhatsApp da empresa responsável (TPG), (11) 97365-7204.

Estão mantidas ainda as feiras do município, como do Produtor Rural no Parque de Lazer "Professora Deoclésia de Almeida Mello" e no Jardim Dulce, ambas no sábado. O destaque vai para Feira Noturna Gastronômica, a partir das 17 horas de sexta-feira. E o Mercado Municipal "Juvenal Alves Pereira" funcionará normalmente durante todo o período, ou seja, das 9 às 18 horas na sexta-feira (29) e no sábado (30) e das 9 às 13 horas no domingo (31).

Nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas, o estacionamento do Recanto do Américo (Pau D'Alho) será palco para a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pela Paróquia de São Benedito com apoio da Prefeitura de Guararema, com entrada gratuita.

Poá

Em  Poá, os serviços administrativos serão interrompidos nesta quinta-feira (28/03) e retornam na próxima segunda-feira (01/04). No período do feriado de Páscoa, vão funcionar apenas os serviços essenciais, como Samu, Pronto Atendimento Municipal Dr Guido Guida 24 horas, GCM, Defesa Civil, coleta de lixo e varrição de rua, além do velório e o Cemitério da Paz (8 às 17 horas).