A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve enviar representantes para um encontro com vereadores de Itaquaquecetuba nesta quarta-feira (7), às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal. A empresa atendeu a um pedido dos parlamentares, feito por meio de requerimento aprovado na última sessão em dezembro do ano passado, solicitando informações sobre o sistema de tratamento de esgoto e cobrando melhorias nos serviços prestados no município.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Durante a sessão que votou o requerimento, no dia 12 de dezembro de 2023, os vereadores afirmaram que havia entupimentos e vazamentos na Estação de Tratamento da Sabesp da Vila Japão, e que os esgoto estaria poluindo o Córrego Três Pontes. Também foram solicitadas informações sobre projetos de coleta e tratamento de esgoto para Itaquá.

Na justificativa da convocação feita por requerimento consta que “é preciso melhorar o diálogo com a empresa no sentido de solucionar alguns problemas pontuais, que têm causado bastante transtorno à população, que reclama do mau cheiro, da degradação do meio ambiente, da proliferação de bichos e o temor da contaminação por bactérias e doenças pelo contato com os poluentes lançados sobre o solo”.

Em 2021, a Câmara Municipal chegou a instaurar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os trabalhos da Sabesp na cidade. No mesmo ano, a empresa participou de uma reunião no plenário da Casa de Leis e respondeu a vários questionamentos dos vereadores.