O espetáculo teatral "Passos da Paixão", que há 21 anos tem emocionado e encantado espectadores com a narrativa da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, não será realizado este ano em Poá. O anúncio do cancelamento foi feito através das redes sociais do Espaço Cultural Opereta por meio de uma nota oficial.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Os organizadores do "Passos da Paixão" revelaram que o cancelamento se deve a desafios logísticos e financeiros. Marco Senna, coidealizador e diretor de produção do espetáculo, destacou a necessidade de apoio financeiro do setor público para a realização do evento. "O maior investimento para o espetáculo costuma vir da Prefeitura de Poá, mas este ano o apoio não foi garantido. Em 2019, o valor repassado já havia sido abaixo do comum, porém, com ajuda da equipe, o espetáculo foi realizado. Contudo, nos dois anos seguintes, o evento ficou suspenso devido à pandemia de Covid-19", relatou Marco.

No ano passado, após três anos de interrupção, o espetáculo voltou aos palcos, sendo encenado na Vila São Francisco, um bairro periférico de Poá. Marco explicou que a escolha do local teve como objetivo levar cultura para os moradores do bairro. "As apresentações sempre eram feitas na região central de Poá, mas ano passado decidimos fazer na Vila São Francisco, um bairro que é esquecido e desassistido pelo poder público. Nosso objetivo era levar arte para moradores que nunca assistiram um espetáculo", comentou o idealizador.

O cancelamento do espetáculo, de acordo com o diretor, deixou muitas pessoas desapontadas, especialmente os membros da equipe. "Eles ficaram muito chateados, mas compreenderam o motivo. Não teríamos como realizar um espetáculo dessa proporção sem o apoio mínimo.”, disse Marco.

Apesar do cancelamento, Marco afirmou estar comprometido em trabalhar para garantir que o "Passos da Paixão" retorne com vigor renovado no futuro, mantendo viva a tradição e o impacto emocional que o espetáculo tem na comunidade. "Estamos com expectativa de que isso possa melhorar e que ano que vem possa acontecer de uma outra forma. A gente vai fazer estudar uma outra maneira de realizar esse projeto. Não sabemos o que nos espera, então estamos abertos para descobrirmos juntos”, expressou o idealizador.  Ainda de acordo com ele, não há previsão do espetáculo acontecer em outra data ainda esse ano.

A Associação Opereta está considerando a exibição de edições anteriores do espetáculo ou a realização de uma exposição de fotos das apresentações passadas, mas segundo Marco, essa decisão ainda está sendo estudada.

Questionada sobre a falta de apoio financeiro, a Prefeitura de Poá não se manifestou até o fechamento desta edição.



Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98