O Projeto Guri, programa estadual de iniciação musical gerido pela organização Santa Marcelina Cultura e oferecido em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, está encerrando suas atividades no município em função das obras de reestruturação do Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, onde acontecem as aulas. De acordo com a prefeitura, a partir de agora os 70 alunos serão atendidos por atividades oferecidas pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


A notícia sofre o fim do projeto na cidade foi comentada na Câmara pelo vereador Edson Santos (PSD), durante sessão realizada no último dia 21. O parlamentar afirmou ter sido procurado por três pais de alunos, que relataram o encerramento do programa. “Eles disseram que essa situação é debatida há três meses com a organização, mas somente agora foram avisados sobre a obra do prédio e o fim do projeto, que está presente em mais de 300 cidades do Brasil”, detalhou. 

O parlamentar sugeriu que a Comissão Permanente de Cultura da Câmara convoque a secretária de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, para que preste esclarecimentos sobre o assunto. “O motivo alegado é a reforma do prédio. Todos nós sabemos da importância dessas iniciativas. Será que a prefeitura não tinha três salas para absorver essas crianças? Essa Câmara já participou de várias batalhas defendendo projetos musicais e não podemos ficar de fora dessa, por isso acho que seria importante convidar a secretária”, acrescentou. 

Questionada sobre o fechamento do Projeto Guri, a Prefeitura de Mogi informou que em virtude das obras de reestruturação do Museu Mogiano, que acontecerão a partir deste ano, os alunos serão atendidos por atividades oferecidas pela Orquestra Sinfônica de Mogi. “Os 70 alunos participarão das formações feitas para os pequenos músicos da cidade, garantindo com isso um atendimento mais amplo, já que terão uma maior diversidade na escolha dos instrumentos que desejam estudar”, explicou, em nota. 

De acordo com a administração municipal, neste primeiro momento, os pais e responsáveis legais pelas crianças que participavam das oficinas devem entrar em contato com a organização da orquestra pelo e-mail sinfonica.mogi@gmail.com. 

 Projeto GURI 

No Projeto GURI, a criança começa seus estudos aos 6 anos, na iniciação musical. Um pouco mais adiante, os alunos estudam canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical. 

Voltado para crianças e adolescentes, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. 

Desde a criação do Projeto Guri, em 1995, já foram atendidas cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes. 



Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98