A volta às aulas dos mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes será no próximo dia 5 de fevereiro. Escolas municipais e creches se preparam para retomar as atividades com destaque para os investimentos em tecnologia educacional e a oferta de uma alimentação cada vez mais natural e nutritiva. Antes do retorno, serão realizadas formações com diferentes profissionais e as equipes escolares irão participar das reuniões de Organização Pedagógica e Administrativa (OPA).

“As equipes de nossas escolas e creches estão se mobilizando para deixar todas as unidades preparadas para receber os alunos. Nosso compromisso é continuar avançando na qualidade da aprendizagem que oferecemos aos alunos da rede municipal”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Antes do início das aulas, estão programadas formações para profissionais da Educação sobre matrículas em creche e alimentação escolar. Nos dias 1 e 2 de fevereiro, as equipes escolares participarão das reuniões de OPA. O período integral das escolas de ensino fundamental terá início no dia 19 de fevereiro, após o Carnaval.

Os kits de material escolar, planejados para cada fase de ensino e adequados para as necessidades dos alunos em sala de aula, estão sendo entregues nas escolas. Os kits de uniformes serão entregues a partir da segunda quinzena de fevereiro. Neste ano, o kit terá camisetas, calça, bermuda ou short-saia e moletom.

A tecnologia ganha destaque nas escolas.  Em 2023, foram investidos cerca de R$ 12 milhões em tecnologia educacional, maior investimento na história da cidade. Os alunos têm acesso a lousas digitais e chromebooks. Todas as unidades municipais terão 1MB por aluno e período, padrão internacional "Education Superhighway" .

Na alimentação escolar, os cardápios estão mais naturais e balanceados com a oferta de produtos in natura e o grande investimento em agricultura familiar, que no ano passado chegou a 69%. São cerca de 170 mil refeições por dia na rede municipal, que passou a contar com alimentos, como tangerina, caqui, goiaba, inhame, batata-doce e shimeji. Para a promoção de hábitos saudáveis, são desenvolvidas ações importantes como o Programa de Indicadores da Saúde na Escola (PISE) e os Jogos da Alimentação Saudável.

Novas escolas irão ampliar e inovar o atendimento da rede municipal de ensino neste ano. No primeiro semestre deste ano serão entregues a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), no bairro do Rodeio, referência no atendimento de crianças, jovens e adultos autistas e a Escola Viva Jundiapeba, Estão em andamento as novas unidades escolares em Taiaçupeba e Biritiba Ussu.