Após muitos anos abandonado, o Castelo Zenker, localizado em Ferraz de Vasconcelos, será revitalizado. O início das obras foi autorizado na manhã de ontem (30) pela prefeita Priscila Gambale (PSD), durante evento que contou com presença de autoridades e moradores antigos da cidade. 

Considerado patrimônio histórico do município e que foi por décadas abandonado, depredado e vandalizado, o ato simboliza a perspectiva futura do espaço ganhar outra função: a de servir ao morador ferrazense como espaço para atividades culturais, preservando a sua memória, história e identidade. "Quem é de Ferraz sabe a importância desta obra. Vou pessoalmente cuidar para que ela seja acompanhada com muito amor e carinho", detalhou a prefeita. 

Construído por volta de 1940, a Vivenda Zenker encantava a população, especialmente aos anfitriões Elisabeth e Arthur Zenker. O espaço comportava plantações de uva, abacate e banana. Um dos principais prédios históricos de Ferraz que dá nome ao próprio bairro, o castelo terá em breve outra destinação, dando fim ao seu passado de abandono e depredação. 

A secretária de Cultura, Ana Rosa Augusto, lembrou que muitos ciclistas vêm de várias regiões para apreciar a arquitetura do castelo em estilo austríaco. O secretário de Planejamento, Eduardo Paiva, por sua vez, acompanhou os trâmites do projeto, inclusive, na questão documental e de planta do imóvel, e destacou a grandiosidade do espaço, sendo referência não só para o bairro, mas para toda a cidade.