A Prefeitura de Mogi está pleiteando recurso do Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para implantar o Sistema de Macrodrenagem do Córrego Lavapés, que prevê a construção de dois piscinões na Vila Oliveira. Além de verba, para que as obras tenham início a administração municipal também aguarda as autorizações ambientais necessárias. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Segundo o Executivo, o projeto básico do sistema já foi concluído. Nele, além dos piscinões, que devem ser instalados com estruturas subterrâneas nas praças Francisca de Campos Mello Freire, mais conhecida como Praça dos Enfartados, e Doutor Álvaro de Campos Carneiro, está prevista também a implantação de microdrenagem ao longo das bacias de contribuição. 

“A previsão dos dois reservatórios observa as boas práticas e técnicas atuais para a macrodrenagem urbana, uma vez que antigamente os sistemas de drenagem priorizavam o escoamento direto para jusante (ponto mais baixo), ocasionando em inundações nesses locais. Os piscinões, por sua vez, são estruturas destinadas a armazenar temporariamente a água da chuva, reduzindo, assim, o pico de vazão que poderia causar inundações”, explicou a Secretaria de Infraestrutura Urbana, em nota. 

Ainda de acordo com a pasta, essa prática de gestão de águas pluviais é eficaz porque permite o controle mais eficiente do fluxo de água, especialmente durante eventos de chuva intensa. Além de prevenir as enchentes, o sistema também pode ter benefícios adicionais, "como a recarga de aquíferos e a melhoria da qualidade da água, pois permite a sedimentação de partículas transportadas pela água da chuva." 

Licenças 

Segundo a Prefeitura de Mogi, está em andamento a fase de obtenção de autorização por parte do Departamento de Águas e Energia (DAEE) e o licenciamento ambiental necessário para obtenção de Licença Prévia necessária para a licitação do projeto executivo. Não foi informado prazo para a conclusão dessa etapa. 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98