A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano promoveu o resgate de dois animais silvestres no último domingo (14/01) em locais diferentes da cidade. As ações foram conduzidas pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) após acionamento da população.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

No primeiro caso, por volta de 12h30, os agentes foram informados sobre um gambá-de-orelha-preta que havia entrado em uma residência da rua Marechal Deodoro, no centro. O animal foi resgatado e, como não apresentava ferimentos, foi liberado em uma área de mata nas proximidades.

Uma hora depois, um novo chamado solicitava a presença do GPA no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, para resgatar um pássaro que estava com uma das asas lesionadas. Após avaliação, os agentes identificaram que a ave é da espécie maracanã-verdadeira que, devido aos ferimentos, foi encaminhada ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê para receber o tratamento adequado.

O secretário municipal de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, elogiou o desempenho dos guardas. "Em uma hora conseguimos promover o resgate de dois animais, sendo que um deles estava machucado e precisou ser encaminhado para tratamento adequado. A ação do último domingo mostra que somos comprometidos com a nossa fauna também, a fim de manter e proteger as espécies que habitam a nossa cidade", destacou o chefe da pasta.