Suzano, Guararema, Poá e Salesópólis tiverem suas ações e práticas sustentáveis reconhecidas e conquistaram a certificação do programa estadual “Programa Município Verde Azul”, com notas acima de 80 e lugar de destaque no ranking do Estado. Outros cinco municípios da região foram qualificados pelas atividades que desenvolvem e somente Ferraz de Vasconcelos não alcançou a pontuação mínima para receber a qualificação.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Guararema foi a cidade que mais se destacou no Alto Tietê e também no Estado ao conquistar o primeiro lugar no ranking do programa na categoria de municípios de 10 mil a 49.999 habitantes, com 99 pontos, e ser o segundo mais bem avaliado de todo o Estado.

De todas as 153 cidades desta categoria, Guararema foi a que mais conseguiu implementar ações eficazes visando a melhoria do Meio Ambiente e sustentabilidade como um todo, com 99 pontos recebidos em 100 possíveis. Já dentre todas as 411 cidades do Estado que participaram da premiação - de todos os tamanhos - Guararema ficou na 2ª colocação, empatada com o município de Itu, que também fez 99 pontos e há um ponto de Americana, que obteve pontuação máxima.

“Este é um justo reconhecimento dos esforços que empregamos ao longo do ano para que o Meio Ambiente de Guararema continue com muita qualidade. Uma grande conquista para nossa cidade, um momento muito importante para Guararema", disse o prefeito  José Luiz Eroles (PL), o Zé. Na certificação de 2022, Guararema atingiu o 4º lugar na classificação geral do Estado, com 95 pontos - quatro a menos que neste ano. 

Com 89 pontos, Poá ficou em oitavo lugar na categoria municípios de 100 mil a 499.999 habitantes. É a primeira vez que a cidade conquista a certificação, que leva em conta critérios de avaliação como governança ambiental; avanço na sustentabilidade; educação ambiental; uso do solo; gestão das águas; percentual de esgoto coletado e tratado; resíduos sólidos; qualidade do ar; arborização urbana e biodiversidade.
 
 "Temos realizado um intenso trabalho de desassoreamento de rios e córregos, criamos o Viveiro Municipal e estamos desenvolvendo o Plano de Arborização da cidade, entre outras ações que garantiram a Poá esta certificação inédita e um desenvolvimento mais sustentável", afirmou a prefeita Márcia Bin (PSDB).
 
Suzano

A certificação também foi uma conquista inédita para Suzano, que alcançou a nota 88 e ficou com a nona colocação, logo depois de Poá.  O município recebeu nota 10 nos quesitos Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; e Resíduos Sólidos, garantindo a maior nota desde 2008, levando em consideração os outros parâmetros e registrando um avanço significativo nos últimos sete anos, já que em 2017 a cidade obteve 29,1 pontos.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), esse reconhecimento é mais uma conquista para a cidade. "Temos de nos sentir orgulhosos por avançar neste tema tão importante e caro para nós. Temos tido muito êxito nas iniciativas que estamos desenvolvendo no município e, por isso, nossas ações têm sido premiadas, se tornando referência na região e no Estado. Suzano tem se desenvolvido de maneira sustentável, preservando seus recursos naturais e garantindo melhoria da qualidade de vida da população".

 Salesópolis, por sua vez, registrou a nota 92 e ficou com oitava posição no mesmo ranking de Guararema (municípios de 10 mil a 49.999 habitantes). Em seguida aparecem Biritiba Mirim , com nota 74; Arujá, com 73;  Mogi das Cruzes (58), Itaquaquecetuba (57), Santa Isabel (53) e Ferraz (27). 

Programa

O programa “Município VerdeAzul” visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023 e, de acordo com o governo estadual, a metodologia foi aprimorada, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades.

Das 412 cidades participantes, cerca de 60% do Estado, 280 alcançaram os critérios estabelecidos, recebendo certificados nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida. Essa classificação ainda se desdobra em grupos de acordo com a população de cada município, permitindo uma competição justa entre localidades de tamanho semelhante.

 

 Quadro

Cidade  Nota Ranking Categoria

Arujá 73   15   Qualificado              

Biritiba  74   32   Qualificado 

Ferraz   27   58      -

Guararema   99   1    Certificado 

Itaquá   57   41   Qualificado II  

Mogi    58    40 Qualificado II 

Poá   89    8   Certificado 

Salesópolis   92    8    Certificado 

Santa Isabel   53   36   Qualificado II

Suzano   88   9   Certificado 

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98