Jovens estudantes da rede estadual de ensino de Mogi das Cruzes se reuniram na última quarta-feira (6), no Cemforpe, para compartilhar experiências no Encontro de Grêmios Estudantis 2023, realizado pela Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. O prefeito Caio Cunha e o coordenador de políticas públicas para a juventude, Itânio Mariano, participaram do evento e destacaram as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para preparar os jovens para o futuro.

Estiveram presentes alunos de mais de 30 escolas estaduais de Mogi das Cruzes e duas de Salesópolis, que fizeram apresentações artísticas e compartilharam as boas práticas realizadas pelos seus grêmios. “Os grêmios são o ponto de partida da participação do jovem no dia a dia da cidade e eles têm papel fundamental na construção do nosso futuro. Estamos trabalhando para incentivar ainda mais o protagonismo jovem com políticas públicas que trazem novas perspectivas e oportunidades para eles, como o Crescer, o Empodera Juventudes e o Cursinho pré-vestibular”, disse o prefeito.

O encontro de grêmios tem como objetivos promover a reflexão sobre as ações dos grêmios no apoio à gestão democrática das escolas e as práticas desenvolvidas neste ano relacionadas à promoção da cultura de paz e comunicação não violenta. A abertura do evento contou com a Supervisora e Dirigente Regional em substituição, Eliana Incau e a apresentação da Banda da EE Ver. Narciso Yague Guimarães, da Vila Natal.

No evento, os estudantes conheceram a Comissão Regional de Gestão Democrática e assistiram ao relato de experiência gremista de Leandro Marcondes Teixeira. Itânio Mariano falou com os jovens sobre o que acontece depois de ser membro representante do Grêmio Estudantil. “A juventude é uma potência em nossa cidade e estamos trabalhando para que os nossos jovens possam exercer ainda mais seu protagonismo e criar oportunidades para que todos possam construir um futuro promissor”, disse. Mariano foi Presidente do Grêmio Estudantil da EE Dr. Deodato Wertheimer, na Vila Industrial, durante 4 anos.

Em setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu um importante espaço de escuta para os jovens da cidade com a 2ª Conferência Municipal de Juventude, que reuniu mais de 250 jovens e contou com a parceria da Diretoria Regional de Ensino. Foram eleitos quatro delegados, que representaram a cidade na 4ª Conferência Estadual de Juventude, realizada em novembro. Os delegados mogianos Christian Yakabe, Gustavo Costa e Carolina da Mota foram escolhidos para representar São Paulo na Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá neste mês em Brasília (DF). 

Christian e Gustavo são alunos do Empodera Juventudes, curso promovido por meio do Crescer. Até o final deste ano, serão formados mais de 500 jovens pela iniciativa. O curso é voltado para a formação de jovens de 15 a 24 anos e está presente em mais de 20 bairros diferentes. O objetivo é preparar a próxima geração de cidadãos e profissionais da cidade. O programa abrirá 15 turmas para a 4ª edição no início de 2024.

Neste ano, também foi o lançado o primeiro Cursinho Público Pré-Vestibular da cidade, que ofereceu 200 vagas. As aulas acontecerão no Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba e Braz Cubas. Em 2024, as aulas do cursinho começarão mais cedo com novas vagas e turmas nos bairros.