A ativação da internet 5G está liberada em todas as 645 cidades do Estado desde a última segunda-feira. Com isso, as operadoras estão autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a iniciar a prestação do serviço. De acordo com o órgão, o Alto Tietê conta com 75 estações licenciadas nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba, mas a operação do sinal cabe às operadoras.


 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Segundo o governo do Estado, a ativação é o primeiro passo para a chegada do 5G aos municípios que ainda não possuem a tecnologia, já disponível em 145 cidades paulistas, o que representa 22% do total.

Mogi está entre os municípios que contam com o novo sinal. De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a operadora Claro “fez a instalação de uma antena de transmissão 5G em Braz Cubas e informou a administração municipal sobre o procedimento". A antena já está em operação. Segundo a Anatel, a cidade conta com 39 estações licenciadas por operadoras.

Em Suzano são 16, também de acordo com o órgão. Questionada, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação do município informou que, até o momento, não recebeu nenhum pedido oficial para instalação de antenas com essa tecnologia.

Ainda de acordo com levantamento feito pelas Anatel, em Ferraz são três estações licenciadas, enquanto em Itaquá são 16. A prefeitura afirmou ter recebido três pedidos de implantação de torres para telefonia e três análises para adequação da nova legislação que trata sobre o tema.

Em Poá, apenas uma estação foi licenciada até o momento. A administração municipal não respondeu aos questionamentos feitos pelo Mogi News/Dat sobre o serviço na cidade. 

Para os municípios de Guararema, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Arujá, a Anatel destacou que “não foram encontradas estações licenciadas”.

A Prefeitura de Guararema informa que ainda não foi procurada pelas operadoras. “Algumas empresas interessadas em fazer um projeto para a implantação do 5G fizeram algumas sondagens, mas as conversas não evoluíram”, acrescentou, em nota. 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98