Em sessão ordinária nesta terça-feira (28), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 172/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” ao “Projeto Anjos da Guarda”, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Segurança.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
A homenagem é uma iniciativa dos vereadores professor Eduardo Ota (Pode) e Zé Luiz (PL). O projeto Anjos da Guarda é de cunho social, educacional e preventivo. Por meio da iniciativa, os guardas civis municipais Enoque de Sousa Nascimento e Luciene Adriano do Nascimento desenvolvem palestras sobre prevenção às drogas, comportamento seguro, direitos e deveres, respeito ao próximo, combate ao bullying e à violência. O projeto é dirigido aos alunos do 4° ano da rede municipal de ensino.
Em 2023, o “Projeto Anjos da Guarda” já atendeu 3.327 alunos. Por meio da iniciativa, foram identificados 1.067 casos de racismo e bullying, bem como 65 de abuso sexual informados espontaneamente pelas crianças. As denúncias foram posteriormente repassadas às secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança, além do Conselho Tutelar e demais autoridades competentes.
Na última sexta-feira (24), na Escola Municipal Coronel Almeida, no centro, aconteceu a formatura dos alunos deste ano. “Foi uma linda cerimônia que reforçou a importância desses verdadeiros anjos na vida das crianças. Tive o prazer de acompanhar a formatura deles, na qual mais de mil crianças receberam o certificado do projeto. Eles trazem inspiração para os alunos da nossa rede municipal, além de promoverem conhecimento e ferramentas para os pequenos se defenderem de violências diversas”, disse o vereador Ota.
Zé Luiz, coautor da condecoração, também elogiou o trabalho da corporação municipal. “É uma satisfação poder aplaudir novamente a Guarda. Parabenizo o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, e especialmente a Luciene e o Enoque. A Guarda muitas vezes faz aquilo que o Governo do Estado não consegue fazer na nossa Cidade. No desfile de aniversário de Sabaúna, observei o carinho das crianças com os gcms do projeto Anjos da Guarda. Aproveito para cobrar a Prefeitura sobre o Estatuto da Guarda e o Plano de Carreira da categoria”.
Estiveram presentes na sessão desta tarde o secretário Municipal de Segurança, Toriel Sardinha; o secretário municipal adjunto de Segurança, Augusto César Barbosa; o comandante da Guarda Civil de Mogi, Walter Siqueira, e os guardas homenageados, Enoque e Luciana, entre outras autoridades.
“Todos os dias enfrentamos desafios para melhorar a segurança de Mogi. Mas lutaremos incansavelmente para vencer cada batalha. O projeto ‘Anjos da Guarda’ foi uma reação à onda de violência nas escolas. Os ataques geralmente são cometidos por pessoas que sofrem ou praticam violência de forma rotineira. Com esse programa, pudemos agir preventivamente. Muitas vezes, o praticante de bullying não tem consciência do mal que faz”, disse o secretário.
Luciene, integrante do projeto, agradeceu a honraria. “É uma alegria receber essa homenagem. Agradeço a Deus, aos nossos vereadores pela indicação, ao secretário Sardinha, por acreditar no nosso trabalho, e ao comandante Siqueira, que nos apoia e nos dá autonomia e oportunidade. Agradeço ainda ao Enoque pela parceria”.
O GCM Enoque Nascimento fez o mesmo. “Estou muito feliz de fazer parte desse projeto tão especial. Há outros ‘Anjos da Guarda’ trabalhando neste momento. Agradeço a cada um deles. Se a Guarda for mais valorizada, tenho certeza de que ela vai voar”, disse.
Guarda Municipal
Também foi aprovado na sessão o Requerimento n° 198/2023, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à GCM por salvar um munícipe de sequestro no último dia 23 de novembro. A autoria da homenagem é do vereador Edinho (MDB). O sequestrado foi abordado dentro de sua residência, no bairro Chácara Jafet, mas um vizinho viu a movimentação e ligou para o número 153 da Guarda de Mogi. O veículo dos criminosos foi identificado quando passou por trecho da recém-inaugurada “Muralha Digital Eletrônica” e a GCM foi acionada.
Os GCMs Adriano Lima Vieira, Jefferson Pimenta Vitório, Bruno Souza Santos e Mike Henrique Santana de Paula foram até o local em motos. Com auxílio da Central de Operações Integradas (COI), eles perseguiram o automóvel onde estava a vítima, impedindo o andamento do sequestro.
“A Guarda Municipal vem atuando de forma excelente em prol da população de Mogi das Cruzes, sendo que esta justa homenagem tem como objetivo reconhecer esses valorosos profissionais. São verdadeiros guerreiros, que fazem um grande trabalho em Mogi. Quero parabenizar a todos os integrantes da corporação”, afirma o vereador autor do tributo na justificativa do Requerimento. Estiveram presentes na sessão o subcomandante da corporação, Sidnei Souza, entre outras autoridades.
Homenagem
A Câmara ainda aprovou a Moção n° 173/2023, de autoria do vereador Vitor Emori (PL), que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à jovem atleta mogiana Viviane Kobo Arruda, 14 anos, praticante de beach tennis, que foi vice-campeã pan-americana na categoria dupla feminina, em conjunto com a atleta Julia Rossi, nas areias de Iquique, no Chile, em outubro de 2023.
Utilidade pública
Ainda na sessão foram aprovados os Projetos de Lei n° 155/2023 e nº 156/2023, que concedem títulos de utilidade pública às unidades do Centro Social Imaculado Coração de Maria do Jardim Aeroporto III (Creche Unidade III) e de Braz Cubas (Creche Unidade II), respectivamente. Ambas as proposituras são do vereador professor Eduardo Ota (Pode). Com o aval do Plenário às proposituras, a entidade terá como pleitear verbas públicas e benefícios fiscais junto ao Município.
A condição de utilidade pública tambpem foi concedida ao Centro de Educação Infantil Comunitário (CEIM) João Gualberto Mafra Machado II, em Jundiapeba, e à Associação Beneficente Vila Aparecida, situada no bairro de mesmo nome.