Em função das altas temperaturas registradas nos últimos dias e que devem seguir até o próximo final de semana na região, prefeituras do Alto Tietê estão intensificando os cuidados com a população. Em Itaquaquecetuba, a administração municipal entregará em breve para a população em situação de rua um kit contendo itens de proteção solar e hidratação. Já em Suzano, os abrigos estão se preparando para uma possível alta na demanda.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Itaquá está elaborando a operação Dias Quentes, que prevê a entrega dos kits. “Os produtos estão em fase de compras e, assim que estiverem disponíveis, a ação será iniciada”, explicou o Executivo.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que vem promovendo conscientização sobre a importância da hidratação com entrega do panfleto “Água Potável, Vida Saudável”, em especial para o público usuário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no Jardim Revista, região norte de Suzano. “No material há várias informações, como os benefícios de se beber água com frequência e os possíveis sintomas de desidratação”, explicou a pasta.

 Já por parte da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, os dois locais de acolhimento para pessoas em situação de rua estão de sobreaviso para a possibilidade de aumento da procura. Em Suzano há 80 vagas disponíveis, que ficam no Centro Social Bom Samaritano (rua General José Galetti, 12 - Jardim Nazareth) e na Casa de Passagem, no imóvel do antigo Restaurante Popular (rua Dr. Felício de Camargo, 630 – Centro). Lá também são oferecidos banho, alimentação e orientação social.

Em Poá, a prefeitura informou que a equipe de “Saúde e Social está acompanhando de perto a situação e se necessário fará o atendimento e acolhimento”.

Mogi

A Prefeitura de Mogi, por sua vez, não está desenvolvendo nenhuma ação específica para os dias de calor. O município informou apenas que a Secretaria Municipal de Assistência Social mantém ao longo de todo o ano cinco unidades de acolhimento institucional, com 186 vagas no total, além do trabalho de abordagem social, realizado de forma ininterrupta. 

Saúde 

Em todas as cidades consultadas, as administrações informaram que não houve registro de alta nos atendimentos de saúde relacionados a desidratação, insolação e outros problemas causados pelo forte calor.

Suzano informou que “houve alguns casos leves de hipotensão (queda de pressão) no fim de semana, mas nada que seja considerado fora da rotina habitual das unidades municipais. Além disso, nem todos podem ser atribuídos especificamente ao aumento de temperatura dos últimos dias”.

 

Cuidados que devem ser adotados nos dias de altas temperaturas

- Mantenha-se hidratado. O suor excessivo leva à perda de substâncias que são importantes para a manutenção do organismo, como sais e eletrólitos;

- Evite a exposição ao sol nos horários das altas temperaturas. O calor interno aumenta a vasodilatação, diminuindo ainda mais a pressão. Pessoas com a pressão baixa podem sentir tonturas e até desmaiar;

- Não se exercite quando a temperatura estiver elevada, prefira horários em que o calor não é tão intenso. 

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas inibem a produção do hormônio antidiurético e ajudam na desidratação. 

- Faça refeições leves e de fácil digestão. Inclua legumes, vegetais e frutas que contenham bastante água em sua composição, pois ajudam na hidratação.

- Use roupas frescas, de cores claras e tecidos respiráveis.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo