Após mais de 36 horas contínuas de trabalho de suas equipes, a EDP informou que atingiu a marca de 90,8% de normalização do fornecimento de energia para os clientes impactados pelas chuvas que atingiram o Alto Tietê na tarde de sexta-feira (3).

Neste domingo (5), as equipes seguem mobilizadas e reforçadas, em sistema de revezamento, atuando para normalizar o serviço o quanto antes. O tempo para a normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema elétrico, sendo que parte do trabalho em campo é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos municipais.

 A EDP destaca, ainda, que segue um procedimento de priorização nos atendimentos em situações de grande volume de ocorrências como esta, primeiramente na solução de casos que envolvam hospitais, clientes com uso de equipamento essencial à vida e unidades de serviço essencial. Em todos os locais onde haverá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a energia já foi restabelecida.

Até o momento, foram registradas mais 1.858 ocorrências na região por conta das chuvas, o que corresponde a uma elevação expressiva do nível de criticidade da operação do sistema elétrico local comparado a um dia normal.

 Cidades

No Alto Tietê, as cidades com o maior número de ocorrências em andamento são Mogi das Cruzes, Suzano e Biritiba Mirim. Em Mogi, os bairros mais afetados são Itapeti, Taiacupeba, Vila São Paulo, Jardim Esperança e Jardim Maricá.

 Já em Suzano, os bairros Jardim Europa, Vila Urupês, Cidade Miguel Badra, e São Bernardino estão entre os mais impactados, e em Biritiba Mirim, Parque Castellano, Centro, Pomar do Carmo e Vertentes do Biritiba.

 De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não há, até esse momento, previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

 Ainda assim a EDP reforça as recomendações quanto à segurança, para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento. Caso haja dificuldade de contato pelo 0800, os canais digitais também podem ser acessados no site www.edp.com.br, aplicativo EDP Online, WhatsApp (11) 93465-2888 e Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123. 

Sabesp

Em razão das fortes chuvas na tarde de sexta-feira, a falta de energia paralisou instalações e estações elevatórias da Sabesp, afetando o nível dos reservatórios e, consequente, o abastecimento de água em diversas regiões. Desde sexta-feira, a Sabesp está com equipes mobilizadas e em constante contato com as concessionárias de energia para restabelecer todas as instalações o mais breve possível e também adotou medidas operacionais para amenizar a situação. 

Na região, na manhã deste domingo (5), de acordo com o Governo do Estado, ainda havia pontos sem energia, afetando o abastecimento nas cidades de Suzano e Biritiba.  Entre as localidades que tiveram a energia reestabelecida e os reservatórios estavam em recuperação, estava Itaquaquecetuba. Até a normalização total de todo sistema, a recomendação é pelo uso consciente da água e prioridade para higiene e alimentação.