Ao longo do mês de outubro, as cidades da região promovem uma campanha de multivacinação iniciada pelo Governo do Estado com o objetivo de elevar a cobertura vacinal em todos os 645 municípios paulistas aos níveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Entre as doses disponibilizadas estão as infantis, como poliomielite e caxumba, e as destinadas a outros públicos, como HPV e gripe, que, inclusive, teve adesão abaixo do esperado no Alto Tietê. Neste sábado as cidades realizam o Dia D para vacinação nos postos de saúde.

Em Suzano, a campanha vai atender crianças e adolescentes com idade até 14 anos. Serão oferecidos todos os imunizantes que compõem o calendário vacinal como poliomielite, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela, meningite, entre outras. A iniciativa ocorrerá em todos os postos de saúde até 31 de outubro.

Os interessados em participar devem comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar um documento original com foto, CPF, Cartão SUS e a carteirinha de vacinação. As equipes atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Vale destacar que durante esta ação especial o atendimento ao público geral será mantido.

Dia D

A população de Suzano poderá contar também com o Dia D para se vacinar, que ocorrerá nesse sábado (7) em dez postos de saúde do município. Para esta ação serão contempladas somente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Prefeito Alberto Nunes Martins - CSII (Centro), Adelzuita Ferreira dos Santos (Jardim Monte Cristo), João Olímpio Neto (Casa Branca), Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), Octacílio de Carvalho Schiavi (Jardim Dona Benta) e Palmeiras. Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) que prestaram o serviço são Marsal Lopes Rosa (Vila Amorim), Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo), Manuel Evangelista Oliveira (Jardim São José) e Vereador Gregório Bonifácio da Silva (Vila Fátima).

Mogi

Em Mogi, a campanha também segue até o dia 31 com disponibilidade para aplicação de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também das campanhas vigentes contra Influenza e Covid-19. “Nosso pedido é para que todas as crianças e adolescentes nesta faixa etária compareçam às unidades para verificar a situação vacinal, mesmo que os pais e responsáveis acreditem estar com as cadernetas de seus filhos em dia”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. 

Para o Dia D, todas as unidades de saúde estarão abertas hoje das 8 às 17 horas. No local de vacinação, a equipe de saúde realiza a checagem da caderneta de cada um e aplica somente os imunizantes que a criança ou o adolescente precisa tomar, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba também realiza a campanha de multivacinação para atualização da carteirinha de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os munícipes que quiserem aproveitar o Dia D podem procurar as unidades básicas de Saúde das 7 às 17 horas.

Poá

Já em Poá o atendimento será feito das 8h às 15h nas salas de vacinação localizadas nas UBSs Jardim América, Cidade Kemel, Vila Julia, Vila Varela, São José, Calmon Viana, Nova Poá e Vila Pereta. Para se vacinar basta apresentar um documento de identificação e a caderneta.

Gripe

Iniciada em abril, a campanha contra a gripe não atingiu o índice recomendado pelo Estado, que é de mais de 80% do público-alvo. Em Mogi, o grupo prioritário da vacinação contra a gripe compreende 271.981 pessoas, das quais 49,97% foram imunizadas até momento. 

No total, o município já aplicou 213.825 doses, lembrando que a vacina está liberada para qualquer cidadão (a partir dos 6 meses de idade) que tiver interesse. 

Em Suzano, de acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, foram aplicadas 96.556 doses da vacina contra o vírus Influenza, das quais 54.726 em pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha, o que corresponde a 52,53% da população-alvo na cidade (104.186).

Já a população alvo em Ferraz é de 61.602 e o total de doses aplicadas até o momento foi 39.223, o que corresponde a 37,25% do grupo que deveria ter sido vacinado.