A Campanha Outubro Rosa prossegue até o dia 31 de outubro em todos os Postos de Saúde, mas algumas ações especiais estão programadas para este sábado (21). As unidades da Estratégica Saúde da Família Jardim Margarida e Aeroporto II realizam atividades para facilitar o acesso e informar as mulheres sobre a importância dos exames. 

O trabalho do Jardim Margarida será realizado na Escola Estadual Euryclides de Jesus Zerbini, que fica na rua Laura, 15, das 9 às 14 horas. Serão disponibilizadas coletas de Papanicolau, orientações de planejamento familiar e aferição de pressão arterial e glicemia. 

Já a unidade do ESF Jardim Aeroporto II estará aberta das 9 às 17 horas com palestras educativas, entregas de resultados de exames de Papanicolau e outros serviços de interesse à saúde da mulher. O endereço é rua Tonga, 420. 

Até o final do mês de outubro, os Postos de Saúde e as unidades da Estratégia Saúde da Família realizam acolhimento de pacientes para pedidos de mamografia para mulheres acima de 40 anos e coleta de Papanicolau, indicada para qualquer idade a partir do início da atividade sexual.

As ações são o carro-chefe do Outubro Rosa, lembrado mundialmente pela prevenção ao câncer de mama, uma das doenças mais temidas pelas mulheres por seus efeitos físicos e psicológicos. O trabalho inclui a divulgação de sintomas perceptíveis como surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos nas axilas.

O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).

Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde já está ajustando os últimos detalhes para a Campanha Novembro Azul, destinada à informar e buscar diagnósticos precoce do câncer de próstata. O lançamento está marcado para o dia 7 de novembro, às 9h30, no auditório do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Os homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e não estejam realizando tratamento com urologista são o público-alvo da campanha anual.