A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou na manhã desta terça-feira (24/10) as ações referentes ao segundo quadrimestre deste ano na Câmara Municipal. A equipe da Pasta apresentou as atividades realizadas neste período, com destaque para as atividades da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, desenvolvida pelo Departamento Pedagógico.

A rede municipal de ensino atendeu neste período 47.624 alunos, sendo 24.903 em período integral. São 212 unidades escolares. Até o dia 31 de agosto deste ano, o quadro de servidores é formado por 1.564 do quadro do Magistério e 1.860 do quadro de apoio e técnico, totalizando 3.459 servidores diretos. Cada departamento apresentou suas ações realizadas nos meses de maio, junho, julho e agosto.

“A audiência pública é sempre uma oportunidade de trazer à luz um pouco do trabalho feito pela Secretaria de Educação. São ações que acontecem não só nos departamentos, mas na ponta, nas escolas. É  um trabalho grande, feito a muitas mãos com responsabilidade, afinco e dedicação”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.

A secretária adjunta da Pasta, Marilu Beranger, também participou da audiência. Neste segundo quadrimestre, a Secretaria já superou a liquidação do índice constitucional de 25%. Foram investidos 25,79%, sendo liquidados R$ 227.515.156,45. Dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) foram liquidados 82,96% do FUNDEB 70 e 15,42% dos 30% do fundo.

O Departamento de Educação Especial e Inclusiva conta com 17 unidades polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas municipais, além dos atendimentos na sede do departamento na Vila Lavínia, que foram 3.515 em agosto. Na rede municipal, oito alunos são atendidos com intérpretes de Libras e 401 com profissional de apoio. O departamento também conta com o setor de Orientação e Mediação Escolar.

O Departamento Pedagógico (Deped) apresentou os dados de avaliação dos estudantes e as formações oferecidas, que atenderam professores de escolas municipais e creches subvencionadas, gestores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), agentes escolares e coordenadores de área do programa Escola de Tempo Integral (ETI). Também foram apresentadas as Orientações Didáticas, o projeto Mogi, Cidade Leitora, os projetos de Educação Musical e as atividades da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes.

A técnica do Deped, Ana Carolina Faber Boog, responsável pela coordenação da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas junto à técnica Mônica Senziali apresentou as modalidades disputadas na competição, que começou em abril deste ano. “Foi muito gratificante e uma experiência muito rica para nossos alunos com a ampliação de conhecimentos”, disse. O encerramento do projeto será nesta quinta-feira (26/10), às 19 horas no Cemforpe.

O Departamento de Gestão de Operações (DGO) apresentou as ações voltadas para o transporte escolar, manutenção e patrimônio. O destaque ficou para o projeto Renova Escola, que já realizou 714 intervenções em diferentes unidades escolares da cidade. “O Renova Escola vai para além da pintura e intervenções, é uma oportunidade entender o quanto cada um pode contribuir com o bem comum das nossas crianças”, disse o diretor João Paulo Lima.

Neste segundo quadrimestre foram servidas 13.439.141 refeições e 889 alunos são atendidos com dietas especiais. O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) também apresentou o levantamento do Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE) nas escolas parciais, a capacitação em culinária sustentável e as novas receitas para os cardápios. A partir do segundo semestre foi firmada uma parceria público-privada com o Centro Universitário Braz Cubas para o desenvolvimento de projetos.

O Departamento de Subvenções destacou a aproximação que tem sido feita com as entidades mantenedoras. “Temos feito um trabalho de aproximação com as entidades e um acompanhamento em tempo real da aplicação de recursos, o que nos permite fazer orientações de forma mais ágil. Com apoio da Supervisão de Ensino, também fazemos o acompanhamento pedagógico”, disse a diretora do departamento, Letícia Guedes.

Na área de tecnologia, em agosto, Mogi das Cruzes recebeu a visita do vice-presidente da Samsung Global e gestores da multinacional na América Latina. O Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) destacou que em um prazo de um ano, a cidade será referência para o desenvolvimento de uma ferramenta piloto de gestão de tablets e chromebooks para educação. Até agosto, 30,6% das escolas receberam conectividades de alta velocidade e estão sendo entregues e montadas as lousas interativas touch screen.

Estiveram presentes na audiência o presidente da Comissão de Educação, Clodoaldo de Moraes e os integrantes da comissão, Inês Paz, Pedro Komura e Malu Fernandes. Os vereadores Edson Santos, Eduardo Ota e Milton Lins também participaram.