Aprender a cozinhar pode ser uma forma de empreender ou encontrar seu espaço no mercado de trabalho. Se você procura uma atividade profissional, o setor da gastronomia pode ser uma boa. A dica é se inscrever nas aulas do projeto Cozinha de Talentos que abre novas vagas para o curso de gastronomia no Polo da Vila Brasileira.

O curso é livre e gratuito, com dois encontros semanais, e as inscrições estão abertas até 12 de outubro para maiores de 16 anos preferencialmente de baixa renda, moradores de Mogi das Cruzes, São Paulo. A iniciativa é uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – ISPAC e da Secretaria da Cultura e Economia, Indústria Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio da Bimbo e o apoio do Fundo Social de Mogi das Cruzes.

A capacitação é dedicada ao ensino da culinária tradicional paulista com foco na salvaguarda, no empreendedorismo, na qualificação, geração de emprego e renda, auxiliando os participantes a desenvolverem o potencial criativo individual e estimulando o exercício da imaginação criadora, da descoberta e da invenção, por meio de vivências, pesquisas e experiências.

“Parte da missão do Grupo Bimbo é apoiar ações que fomentem o desenvolvimento socioeconômico das cidades onde estamos presentes. Queremos alimentar um mundo melhor e somente quando olhamos para nossa sociedade conseguimos atingir esse objetivo”, afirma Mário Escotero, Vice-presidente de Gestão de Pessoas, Jurídico e Assuntos Corporativos da organização.

Aprender a cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.

Segundo Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, “A ideia é apresentar a gastronomia tradicional paulista e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o patrimônio imaterial do nosso país”.

As aulas serão presenciais, expositivas, teóricas e práticas e têm previsão de início no dia 18 de outubro no Polo da Vila Brasileira, Rua Prof. João Gualberto Mafra Machado, 221 - Vila Brasileira, Mogi das Cruzes - SP. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas:

Turma 1 - Quarta e quinta –  9h - 12h

Turma 2 - Quarta e quinta – 14h - 17h

A lista final dos selecionados será divulgada no dia 16 de outubro de 2023 na página do Facebook/Instagram do projeto.

Sobre as inscrições

A inscrição gratuita pode ser feita na página eletrônica do projeto. Link de inscrição: https://forms.gle/8Cg8Hua4YaAbzuzt5