A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou na última terça-feira (10), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava,  a formatura de 300 moradores que concluíram a terceira e última do programa "Prospera Família", fruto de uma parceria entre o governo estadual, a prefeitura e a Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã. A iniciativa promoveu a capacitação dos participantes para o mercado de trabalho ao longo deste ano, que incluiu as etapas de desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e orientações sobre empreendedorismo.

A cerimônia de encerramento contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da assessora técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Hérica Rocha Phelippe, da gerente no Alto Tietê do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gilvanda Figuerôa, da gestora do Sebrae em Suzano, Daniela Lira, além dos secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e de Saúde, Pedro Ishi. 

Ainda estiveram presentes os vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; e Artur Takayama, o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Carlos Santiago de Araújo; da coordenadora institucional da Associação Cultural e Desportiva Luz do Amanhã, Susana Rosa; e da diretora de Proteção Especial da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Regiane Borges.

Na terceira e última etapa do "Prospera Família", que começou em agosto e seguiu até outubro, os participantes receberam aulas de como vender o produto ou o serviço de interesse, abrangendo conteúdos voltados às técnicas relacionadas à comunicação, precificação e organização do negócio. Os alunos foram divididos entre cinco locais: Associação Amigos do Parque Alvorada, Umuarama e Jardim Pompeia, no distrito de Palmeiras; Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe); Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Casa Branca e Boa Vista; e o Instituto Virtutis, no Jardim Gardênia Azul. A coordenação do programa em Suzano ficou sob a responsabilidade do diretor de Proteção Básica da pasta da Assistência, Edicarlos Natan.

Entre junho e julho, na segunda etapa do "Prospera Família", já haviam sido ofertados os cursos de maquiagem, design de sobrancelhas, manicure, corte e costura, técnica de vendas e panificação. Além de garantir o suporte teórico e prático, o programa concedeu uma ajuda de custo mensal aos participantes, no valor de R$ 130, e um auxílio para abertura do negócio no valor de R$ 2 mil.

A ação foi voltada para famílias monoparentais, que são aquelas administradas por apenas uma pessoa, seja mulher ou homem, em situação de extrema pobreza, com pelo menos um filho de até 6 anos de idade e com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Os formandos dessa segunda etapa haviam cumprido o ciclo inicial em fevereiro, que envolveu a elaboração de um projeto de vida com os participantes, passando por oficinas semanais para definir os próximos passos na vida pessoal e profissional.

Durante a cerimônia de encerramento, uma das alunas, Marineia Aparecida Silva, subiu ao palco para falar sobre a satisfação de ter tido essa oportunidade. "Vencemos depois de muitos desafios, que fizeram com que ficássemos mais fortes. Cada etapa é uma conquista e, por isso, estamos aqui para mostrar que esse programa dá certo. Somos vitoriosos e agradecemos a todos que nos ofertaram a possibilidade de adquirir esse conhecimento", disse ela.

Repercussão

Hérica Rocha Phelippe representou o governo paulista no evento e destacou o comprometimento de todos os envolvidos. "O município teve um papel fundamental para que pudéssemos trilhar este caminho e chegar até esse momento. Finalizamos a primeira etapa, que abordou o desenvolvimento pessoal; a segunda etapa, que promoveu o curso de ofício; e a terceira, que preparou os alunos para empreender. Fico feliz de poder estar aqui nesta cerimônia e cumprimentar os participantes", ressaltou a assessora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O vereador Maizena falou em nome da Câmara e elogiou o trabalho promovido para implementar programas de relevância aos cidadãos. "A gente vê a capacidade da administração municipal em garantir a transformação na vida das pessoas. Parabenizo a Assistência Social e toda a prefeitura, assim como o Sebrae, pelo suporte que está sendo oferecido", salientou o vereador.

Garippo frisou que o "Prospera Família" foi um sucesso em Suzano e reforçou o pedido para que ele seja implementado novamente no ano que vem. "Ao governo do Estado de São Paulo, como proponente do programa, pedimos a continuidade desta iniciativa. Tudo que vivenciamos nestas três etapas representam um futuro melhor para nossa cidade. São experiências transformadoras, que geram novas oportunidades de trabalho para os participantes", avaliou o secretário.

Por sua vez, Rodrigo Ashiuchi cumprimentou cada formanda e formando pela conclusão das três etapas. "Agradeço a perseverança de todos que acreditaram nesse programa. A meta de cada participante se alinha aos objetivos de nossa cidade. Cada novo negócio aberto em nosso município contribui com o desenvolvimento de Suzano, em todos os aspectos. Nós torcemos pelo sucesso dos formandos, independente do segmento que escolherem para trabalhar", sublinhou o prefeito.