Um dos motivos de a Vila Helio, na região central de Mogi das Cruzes (SP), chamar tanto a atenção de quem passa por lá é a beleza. Com um visual inspirado na arquitetura toscana, a Vila ficou conhecida como o espaço comercial mais charmoso da região. E um de seus charmes está no cuidado com o paisagismo. Flores delicadas e coloridas deixam o ambiente mais bonito e aconchegante o ano inteiro e, com a chegada da primavera (em 23 de setembro), essa paisagem ficará ainda mais exuberante.

“Quem faz hoje o trabalho de jardinagem é uma empresa terceirizada, mas, por se tratar de um espaço público, com muita gente passando, nós acabávamos ficando com algumas flores danificadas e a reposição precisava ser muito rápida, para manter o local sempre bonito e bem-cuidado. Era difícil ter tanta agilidade nessa reprodução. Então, tivemos a ideia de transformar o terraço de um dos nossos prédios em um viveiro”, conta Vinicius Menezes, gestor do Departamento de Engenharia e Infraestrutura do Grupo Marbor, administrador da Vila Helio.

O viveiro já está em funcionamento, produzindo várias espécies de flores e até algumas ervas, como manjericão (usadas na cozinha do Hotel Marbor), e estão sendo feitos investimentos a ampliação do projeto. A ideia é que a operação seja plena, com uma produção mais alta, inclusive com outros tipos de itens, como hortaliças. “Estamos estudando uma forma de promover sustentabilidade com esta ação”.

A Vila Helio é o primeiro espaço do Centro de Mogi a produzir as próprias flores. A produção em viveiro permite controlar fatores como quantidade de chuva e de iluminação e incidência de pragas, o que proporciona às plantas maior potencial de desenvolvimento.

Além disso, o viveiro ajuda na recuperação ambiental local e contribui para a redução da poluição, melhora a umidade do ar e torna a temperatura do entorno mais agradável.

“A ideia de ‘devolver a Vila aos mogianos’ vai muito além da revitalização que iniciamos em 2018 e concluímos este ano. Queremos realmente que o nosso espaço gere benefícios à comunidade onde está inserido”, afirma Tatiana Borenstein, diretora do Grupo Marbor. 

Mais informações sobre a Vila Helio: @vilahelio | vilahelio.com.br.