Um bom público compareceu ao Cemforpe na noite da última segunda-feira (18) para a abertura da Semana da Mobilidade, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O evento contou com uma apresentação do motoboy e ator João da Nica, que tratou com humor de temas como o dia a dia dos motociclistas e segurança viária. A programação continua durante toda a semana, com atrações voltadas aos diferentes públicos ligados à mobilidade urbana.

A apresentação foi uma parceria entre a administração municipal e a Associação de Motoboys de Mogi das Cruzes e Alto Tietê. O ingresso foi possível com a doação de um quilo de alimento não perecível, destinados ao Fundo Social e ao projeto Primeiro Abraço, que auxilia famílias de motoboys e motofretistas temporariamente fora de serviço. 

“Estamos começando a semana e temos uma programação muito bacana, muito rica. Se a gente unir todo mundo, vamos ter uma cidade cada vez mais segura, com mais qualidade de vida para todos e, principalmente, cuidar uns dos outros. A gente tem de estar cada vez mais se apropriando e se conscientizando sobre a importância da segurança no trânsito”, afirmou a vice-prefeita Priscila Yamagami.

A Semana da Mobilidade seguirá até o próximo sábado (23), com ações voltadas à educação para o trânsito, à conscientização da população e à segurança viária. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para aumentar a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas. 

“Temos de comemorar esta Semana da Mobilidade. Estamos conseguindo trazer para a cidade a pauta das boas práticas em segurança viária. Este trabalho vem trazendo bons resultados, com uma diminuição importante no número de mortes em acidentes de trânsito”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.

O vereador Maurino José da Silva, presidente da Comissão de Transporte e Segurança Pública da Câmara Municipal, também participou do evento.

Programação

Na terça-feira (19), houve uma ação de Direção Segura no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, com simulação de mobilidade dentro da unidade em trocas de turno e orientações gerais sobre trânsito nas ruas.

Já nesta quarta-feira (20), a Escola Mirim Itinerante estará no Colégio Plugado, atendendo os estudantes de 3 a 5 anos. Os alunos participarão de atividades no circuito mirim, com orientações teóricas e práticas sobre comportamento seguro no trânsito. 

A conscientização sobre o respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência será destaque na quinta-feira (21/09), com a ação voltada ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A ação será realizada no Centro da cidade e no Mogi Shopping, em parceria com o centro de compras. 

A segurança de ciclistas será destaque na próxima sexta-feira (22), com a simulação “Sentindo na Pele” e “Ponto Cego”, na avenida Cívica. A partir das 14 horas, será realizada a ação que chama a atenção para o distanciamento seguro entre ônibus e bicicletas e motocicletas, além de simulação do ponto cego, onde os motoristas não têm visão dos veículos ao lado.

O encerramento da Semana da Mobilidade será no dia 23/09, das 10h às 15h, com a Feira da Mobilidade. Realizada no Parque Centenário, a ação terá exposição de diferentes modais e test ride de scooters e bicicletas elétricas, simulação de impacto, atendimento dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (multas, cartão de transporte e estacionamento) e testes de glicemia e aferição de pressão.

Mais informações sobre a Semana da Mobilidade de Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.