A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Procon Online, mais uma alternativa para os consumidores realizarem consultas, reclamações ou denúncias relacionadas aos comércios e serviços da cidade. O novo serviço faz parte das ações em comemoração ao 463º Aniversário da cidade e pode ser solicitado pelo  link: https://mogi.city/procon

De acordo com o órgão, todos os registros podem ser efetuados e acompanhados pela população por meio remoto. Basta o cidadão entrar no link e realizar os procedimentos indicados. “O atendimento online permite que os consumidores utilizem os serviços do Procon 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a limitação do horário comercial ou com a obrigatoriedade de se deslocar até uma das unidades de atendimento”, explica a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.

É mais opção para pessoas com mobilidade reduzida ou que não tenham facilidade de comparecer presencialmente ao órgão devido ao horário de trabalho, por exemplo. De acordo com levantamento do Procon de Mogi das Cruzes, uma média de 60% dos atendimentos é para pessoas acima de 50 anos, portanto a nova ferramenta deve atrair os consumidores mais jovens e com facilidade nos meios digitais.

Através da nova forma de registro das consultas, reclamações e denúncias à fiscalização, o consumidor poderá acompanhar sua demanda pela plataforma da Prefeitura e depois pelo sistema utilizado pelo Procon, o ProConsumidor, que garante mais tranquilidade e transparência. Outro benefício é o envio dos documentos diretamente na plataforma, sem necessidade de impressão, facilitando os trâmites já que a maioria das faturas, notas fiscais ou orçamentos são entregues atualmente por meios digitais. 

Os serviços prestados pelo Procon contribuem para evitar fraudes, preços abusivos, entre outras questões que envolvem as relações de consumo, além de fiscalizar estabelecimentos no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Além do Procon Online, outras formas de acessar o órgão são:

•    Telefone: 151

•    E-mails: (fiscalização) procon.fisc@mogidascruzes.sp.gov.br ou (atendimento) atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br

•    Presencialmente: 
     PAC Prédio I
     PAC Braz Cubas
     CIC - Centro Integrado de Cidadania

O horário de atendimento pessoalmente é das 8 às 16 horas, de segunda à sexta-feira, e os documentos necessários são: nome e endereço completo do estabelecimento denunciado e informação sobre a denúncia; provas materiais, quando houver, como, folders, panfletos, cadernos de ofertas. É importante lembrar que a empresa denunciada deve ter sede em Mogi das Cruzes.

Balanço do Procon Móvel

Na última quinta-feira (21/9), a unidade móvel da Fundação Procon-SP esteve no Largo do Rosário, no Centro, onde especialistas fizeram atendimento ao público visando soluções amigáveis, orientações sobre direitos dos consumidores e recebimento de denúncias para fiscalização. No total, foram realizadas 33 consultas, 11 aberturas de reclamações, que resultaram em processos e 17 visitas de orientação ao comércio local.