As unidades do Poupatempo de Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba inauguraram, na última segunda-feira (18), o serviço de apoio na emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A ação marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira, dia 21 de setembro.

Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), o processo é 100% digital, gratuito e pode ser impresso em equipamentos domésticos, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e seus responsáveis. No entanto, os postos de atendimentos servem como um apoio presencial, realizando orientações para o preenchimento do cadastro e emissão da carteira.

Além da ampliação do serviço, as unidades agora contam com salas sensoriais, espaços silenciosos de acolhimento, com o suporte de profissionais especializados para o atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. De acordo com a SEDPcD, o local oferece abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. São dispostos quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

Para Diiva Battista, idealizadora do Instituto Resiliência Azul, em Mogi das Cruzes, e mãe de uma criança autista de 11 anos, é fundamental que haja ambientes preparados. "A sala sensorial vai possibilitar um desenvolvimento melhor não só para os autistas, mas para outros que tenham transtorno do processamento sensorial. É entender o quanto a luz, dependendo como ela é recebida, prejudica, como um lugar muito cheio, que não tenha muita ventilação, com muito ruído, enfim muita estimulação. No caso do autista, o processamento é diferente, eles recebem essas informações simultaneamente, mas não processam individualmente, acabam misturando e é onde ocorrem as crises sensoriais, por exemplo", explicou. 

As crises sensoriais, segundo Diiva, podem resultar em um grande prejuízo, fazendo com que o desenvolvimento que apontava em uma direção positiva possa regredir, por isso a importância de políticas públicas. "É preciso conversar não só com a parte pública, mas a parte privada também para poder mudar, porque são outros tempos. Uma vez que a gente tem informação e tem um pouco mais de entendimento, precisamos agir de acordo com o que formos descobrindo e tendo essa orientação para todo mundo conviver em plena harmonia", ressaltou.  

O Poupatempo de Mogi das Cruzes fica no D'avó Hiper, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1000, Centro Cívico, e o número de contato é o (11) 4135-9700. A unidade de Itaquaquecetuba está na praça Padre João Álvares, 218, centro, e para mais informações é o 0300 847 1998.

Data especial 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 e é comemorado desde 1982. O objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla. Diiva destacou que a pessoa com deficiência tem capacidade dentro das suas limitações e deve ser inserida na sociedade, em iniciativas públicas e privadas. 

*texto supervisionado pelo editor.