Nos cinco primeiros dias de funcionamento, o Hospital Regional do Alto Tietê, localizado em Suzano, realizou 86 atendimentos, incluindo cirurgias eletivas, e recebeu quatro novos pacientes para cuidados prolongados. O balanço de serviços realizados na primeira semana de atividades na unidade foi informado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com a pasta, entre as cirurgias realizadas estão as de hérnia e colecistectomia. Já os atendimentos foram nas especialidades de ortopedia e proctologia. No último dia 18, data em que o hospital iniciou oficialmente suas atividades, 16 pacientes foram atendidos, cujos agendamentos foram realizados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). 

Montado em uma estrutura pronta do complexo do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano, no bairro Vila Amorim, o Hospital Regional do Alto Tietê atuará nas especialidades de ortopedia, adulto e pediatria, cirurgia geral, clínica geral e saúde mental, e a previsão é que, até o final deste ano, a unidade passe a contar com 189 leitos, sendo 179 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, com a realização de cirurgias e exames, como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas. 

Atualmente, a unidade conta com 300 funcionários entre as áreas administrativa e assistencial para atendimento aos pacientes.

Histórico

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no dia 1º de julho, aconteceu a transição dos pacientes de longa permanência que se encontravam no, até então, Hospital das Clínicas de Suzano, para os cuidados da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do Hospital Regional do Alto Tietê definida por meio de concorrência pública em maio. 

Desde então a empresa, em parceria com o governo do Estado, promoveu as adequações necessárias para início das operações.

O hospital, que será referência para atendimentos de média complexidade especializados na área cirúrgica, recebe pacientes encaminhados pelo Cross para vagas de internação e atendimento ambulatorial.