Conhecida por suas belezas naturais e incentivo ao Turismo, Guararema completa 124 anos hoje com novos desafios e uma meta: promover o desenvolvimento sustentável do município, levando sempre em conta o bem-estar da população, a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

 Em entrevista ao Mogi News/Dat, o prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé, fala sobre sua gestão à frente da prefeitura; as conquistas da cidade, como a liderança no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e a construção coletiva do Plano Mobilidade Urbana, que definirá estratégias para uma série de propostas que vão além do trânsito. A ideia é “desenhar hoje a Guararema de amanhã”.

 Mogi News/Dat: Quais motivos a população de Guararema tem para comemorar mais esse aniversário?

José Luiz Eroles Freire: Estamos comemorando 124 anos de muita história, cultura, desenvolvimento, orgulho e sucesso. Estamos comemorando uma cidade que tem Educação e Segurança Pública de destaque em toda a região, que cuida do meio ambiente, que é referência no turismo, que é uma potência no Esporte, e que tem uma gestão pública premiada com índices entre os melhores de todo o Estado. Mas, mais do que isso, estamos comemorando o sucesso do guararemense e um trabalho desempenhado no presente, para construir o futuro.

 

Mogi News/Dat: Qual o maior desafio enfrentado hoje na administração de Guararema?

Zé: Minha missão enquanto prefeito é fazer com que Guararema tenha o máximo de desenvolvimento possível em todos os quesitos. E isso inclui as áreas descentralizadas, como os bairros da Região Norte: Parateí, Jardim Dulce, Chácaras Guanabara, Parque Agrinco, Maracatu e muitos outros. Um dos principais desafios da gestão municipal é fazer com que todos os pontos tenham os mesmos acessos a Saúde, Segurança, Educação, Infraestrutura e Serviços, e é por isso que venho trabalhando sempre. Em parceria com a Sabesp, estamos construindo uma Estação de Captação e Tratamento de Água no Parateí, que está em fase de testes; também estamos construindo novas escolas no Jardim Dulce e Parateí; estamos dando atenção especial aos atendimentos de Saúde da região Norte, que agora conta com uma Unidade Temporária de Saúde enquanto as UBS estão sendo reformadas; estamos concluindo a pavimentação de importantes ruas nos Parque Agrinco e Chácaras Guanabara. Estes são alguns dos exemplos deste desafio, que está sendo solucionado com estratégias, parcerias e principalmente com um olhar muito atento às necessidades da população.

 

Mogi News/Dat: Qual balanço faz da sua gestão? Quais foram as maiores conquistas para a cidade?

Zé: Trabalhamos pela excelência nos serviços públicos municipais, sempre com o comprometimento na melhoria contínua e principalmente para o bem-estar da população guararemense. Nossas maiores conquistas estão relacionadas ao desenvolvimento positivo e sustentável que está presente em todos os ambientes da gestão municipal. Nossa cidade é líder no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região; fomos reconhecidos como a gestão municipal de número 1 em todo o Estado pelo Prêmio Franco Montoro, fomos reconhecidos entre as 33 cidades de São Paulo que mais pontuaram no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) e somos 4º lugar no Programa Município VerdeAzul, que mede a eficiência da gestão ambiental. Em outras palavras, estamos atuando de maneira incansável e ininterrupta para a melhoria constante da vida e das oportunidades dos guararemenses.

 

 Mogi News/Dat: Quais ações e investimentos estão sendo feitos para incentivar ainda mais o turismo na cidade?

Zé: Estamos apostando nos pontos turísticos já consagrados de Guararema, como o Recanto do Américo (Pau D’alho), que neste ano passou a contar com um espaço instagramável que já caiu no gosto do público e está recebendo nesta semana os grandes shows em celebração ao aniversário de 124 Anos de Guararema. Nós temos um sólido calendário de eventos, que vão desde festivais de música como também atividades de turismo religioso, cultural, gastronômico e muito mais. 

Durante todo o mês de setembro, por exemplo, a cidade recebe eventos culturais, esportivos e também voltados ao público infantil. O destaque fica com os grandes shows no estacionamento do Pau D’alho, por onde já passaram Paula Fernandes na sexta-feira (15), Juan Marcus & Vinicius no sábado (16), Palavra Cantada e Bruna Viola no domingo (17) e onde será possível curtir Marcos & Belutti nesta terça-feira (19), quando é comemorado o aniversário da cidade. 

  

Mogi News/Dat: Qual a importância do Plano Mobilidade Urbana (PlanMob), que está sendo discutido e visa o desenvolvimento sustentável do município?

Zé: O Plano de Mobilidade Urbana, que é desenvolvido por uma equipe técnica especializada, vem para nos trazer o entendimento das necessidades e demandas do município. É a partir dele que vamos definir estratégias para uma série de propostas que vão muito além do trânsito e desenhar hoje a Guararema de amanhã.

Nesta última quarta-feira (13) realizamos a primeira audiência pública relacionada ao Plano de Mobilidade Urbana, na Estação Literária "Professora Maria de Lourdes Évora Camargo". Ou seja: já estamos ouvindo o que os cidadãos guararemenses têm a dizer, e essa é a peça chave para atingirmos os nossos objetivos de reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais e proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.

 

 Mogi News/Dat: Quais são as principais mudanças propostas nesse plano?

Zé: Estamos trabalhando em conjunto com toda a comunidade para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, o que envolve atualizações no sistema de tráfego, linhas de transporte público, novidades relacionadas a sustentabilidade e meio ambiente, inclusão de meios de transporte alternativo como bicicletas, a exemplo de uma obra já iniciada para a primeira ciclovia de Guararema, na rua João Barbosa de Oliveira, modernização do passeio público e muito mais.

 

Mogi News/Dat: De que forma o turismo tem impactado nesse desenvolvimento sustentável da cidade?

Zé: Somos um Município de Interesse Turístico (MIT) em busca do título de Estância Turística. Apostamos no turismo, que atrai visitantes para Guararema, o que é positivo em muitas esferas. A partir dos eventos e políticas públicas voltadas ao setor, incentivamos o empreendedorismo de todo o tipo, favorecemos o comércio local e fazemos girar a economia da cidade. Exemplo disso são os bons índices de vendas durante a realização de eventos, como foi no 1º Guararema Jazz & Blues Festival, quando no feriado de Corpus Christi a cidade registrou ticket médio de R$ 131,50, 64% mais visitantes do que mesmo período de 2022 e 98% de taxa de ocupação na rede hoteleira.