O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Alto Tietê celebra 30 anos nesta sexta-feira (29) no Sesi em Mogi das Cruzes, a partir das 17 horas. Um dos grupos mais longevos do Estado foi criado com a missão de colaborar na prevenção de acidentes e na união de forças para auxiliar nos casos de emergências nas empresas. O evento contará com a presença de representantes da indústria regional, entidades e autoridades.


O PAM Alto Tietê conta atualmente com 30 integrantes entre empresas e entidades. O grupo, que é responsável por estabelecer diretrizes, promover a união entre as indústrias e as entidades, incluindo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, atua em emergências como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas ou qualquer outro evento que gere danos às pessoas, patrimônios e ao Meio Ambiente. Entre os trabalhos desenvolvidos se destacam os treinamentos periódicos de diversos temas, simulados, visitas técnicas, intercâmbio de informações, além de auxílio técnico com profissionais de emergência e segurança do trabalho.


O coordenador do PAM Alto Tietê, Cristiano Ivanir Meireles ressaltou que a atuação do grupo é essencial para garantir a segurança das empresas e na busca pelas melhores técnicas de prevenção e combate às emergências. "O grupo está unido para compartilhar conhecimentos, pois emergência não se programa e não tem dia para acontecer. Precisamos estar sempre atentos e com equipes preparadas para qualquer tipo de atendimento", ressaltou.


Atualmente, a área do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê é um dos principais polos fabris do Estado com mais duas mil empresas de diversos segmentos e todos os portes, incluindo plantas com risco elevado. Apesar do perfil, entre 2022 até agora foram registradas quatro ocorrências e apoios administrativos em que o PAM atuou, como ações de ajuda humanitária e disponibilização de veículos para combate a incêndios em indústrias e florestais.


De acordo com o diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco da Silva Caseiro, o trabalho do PAM é referência e uma ferramenta importante de apoio mútuo entre empresas e órgãos públicos. "Há três décadas esse grupo tem promovido uma grande cooperação entre indústrias e entidades. São profissionais capacitados, máquinas e equipamentos envolvidos em uma missão: a segurança e a proteção de vidas", reforçou.


Hoje, o PAM Alto Tietê é composto pelas empresas Air Products Brasil; Nitro Química Brasileira; Comil Cover Sand; Clariant Brasil; General Motors; Gerdau; Kimberly Clark Suzano; Kimberly Clark (Centro de Distribuição Mata Atlântica); MMC Brasil; Softys  Brasil; Nadir Figueiredo; Ecolab Química; Petrom Petroquímica Mogi das Cruzes; Polynt Reichhold do Brasil; Sanofi Medley Farmacêutica; Suzano S.A e Suzanlog Logística, assim como as entidades CIESP Alto Tietê; Corpo de Bombeiros de Itaquaquecetuba; Corpo de Bombeiros Mogi das Cruzes; Corpo de Bombeiros Suzano; Defesa Civil de Itaquaquecetuba; Defesa Civil de Mogi das Cruzes; Defesa Civil de Poá; Defesa Civil de Suzano; Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo; Petrobras Transporte – Transpetro; SAMU Suzano; SAMU Mogi das Cruzes e Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.